Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

GOVERNO PUBLICA EDITAL DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA MARINHA.

O Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), disponibiliza, a partir desta sexta-feira (8), as minutas de edital e contrato que tratam da concessão dos serviços para construção, operação e manutenção de uma Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza com capacidade de 1m³/s.
O edital segue o modelo de concorrência internacional do tipo menor preço, sob modelagem de parceria público-privada (PPP).

ATIVIDADES FÍSICAS E SOCIAIS PROTEGEM CÉREBRO DE DANOS DO ALZHEIMER.

Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil  São Paulo

Atividades físicas, sociais e de lazer praticadas por idosos e pacientes com doença de Alzheimer podem ajudar a preservar funções cognitivas e a retardar a perda da memória, mostra novo estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os estímulos promovem mudanças morfológicas e funcionais no cérebro, que protegem o órgão de lesões que causam as perdas cognitivas.
idososMarcello Casal jr/Agência Brasil
A descoberta foi feita por meio de um experimento com camudongos transgênicos, os quais foram alterados geneticamente para ter uma super expressão das placas senis no cérebro. Essas placas são uma das características da doença de Alzheimer. Os animais foram separados em três grupos: os transgênicos que receberiam estímulos, os transgênicos que não receberiam e os animais-controle que não têm a doença.

INCÊNDIO NO CT DO FLAMENGO:COMO É O DIA A DIA DOS MENINOS DA BASE E POR QUE TRINO CANCELADO PODE TER EVITADO MORTES.

Felipe Souza

Ninho do UrubuDireito de imagemEPA/ANTONIO LACERDA
Image captionVista geral do Ninho do Urubu, onde alguns jogadores adolescentes do Flamengo moram
Quatro das 12 equipes que formam as categorias de base do Flamengo estão em treinamento para os campeonatos que começarão em março: sub-14, sub-15, sub-16 e sub-17. Mas as duas últimas tiveram o treino desta sexta-feira cancelados por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio no dia anterior, e foram autorizados a voltar para suas cidades mais cedo.
Isso pode ter evitado mais mortes no incêndio que atingiu o alojamento no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, que deixou 10 meninos mortos e três feridos - um deles em estado grave.
A maior parte do elenco de base do clube, porém, está de férias.Mas como é a rotina desses meninos e como eles são contratados por grandes times de futebol como o Flamengo? A BBC News Brasil ouviu especialistas e funcionários do Flamengo para saber como é o dia a dia dos adolescentes que sonham em ser atletas profissionais.

BRASIL PERDEU 7,2 MILHÕES DE LINHAS DE CELULAR NO ANO PASSADO.

Por Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil  Brasília

O número de linhas de telefone celular teve uma queda de 7,2 milhões no ano passado. Os dados foram divulgados hoje (8) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O país fechou 2018 com 229 milhões de dispositivos móveis, 3% a menos do que em 2017, quando havia 236,4 milhões de acessos móveis no país.
Acesso internet celularMarcello Casal Jr/Agência Brasi
As estatísticas da Anatel levam em conta as linhas, também conhecidas popularmente como chips, e não os aparelhos. Assim, é possível haver menos celulares do que acessos, uma vez que usuários podem ativar mais de um chip por smartphone.

AÇUDE COCÓ É O SEGUNDO A SANGRAR NESTA QUADRA CHUVOSA .

Foto: Gustavo SImão/Especial para O POVO
Foto: Gustavo SImão/Especial para O POVO
A barragem do Cocó, em Fortaleza, é a segunda a sangrar nesta quadra chuvosa cearense. O primeiro foi o açude de Germinal, localizado em Palmácia, distante 66,3 km de Fortaleza. Conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o açude de Jenipapo, localizado no município de Meruoca, é o terceiro com volume acima de 90% do total.
A Cogerh monitora 155 açudes no Estado, com capacidade total de 18,62 bilhões m³. O volume atual é de 1,95 bilhão m³ (10,46%). O açude do Cocó ultrapassou a capacidade de 5,1 milhões de litros. Foram registrados aportes em 68 açudes, destacando Banabuiú, Cedro, Edson Queiroz, Figueiredo, Frios, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas, Pentecoste e Taquara. Hoje, 104 açudes ainda estão com volume abaixo de 30%.

TODOS OS DEZ MORTOS EM INCÊNDIO SÃO ATLETAS DO FLAMENGO ,VEJA A LISTA .

Foto aérea mostra como ficou o centro de treinamento do Flamengo após incêndio. Dez pessoas morreram (Foto: Thiago Ribeiro/AFP)
Foto aérea mostra como ficou o centro de treinamento do Flamengo após incêndio. Dez pessoas morreram (Foto: Thiago Ribeiro/AFP)
O médico do elenco profissional do Flamengo, João Marcelo Amorim, disse nesta sexta-feira que as dez vítimas fatais do incêndio no alojamento das categorias de base do clube são todos jogadores das categorias de base. Até o fim da tarde desta sexta-feira, o Instituto Médico Legal (IML) havia identificado oito dos dez corpos, embora já se tenha informação da lista completa das vítimas. Restavam, portanto, confirmar a identidade de outros dois.

HACKERS VISAM ROUBO DE CONTAS NO INSTAGRAM EM TODA AMÉRICA LATINA .

De acordo com os pesquisadores da Kaspersky Lab, muitos usuários da rede social foram vítimas desse golpe

Fonte:DN/Por 
A Kaspersky Lab alerta sobre uma campanha fraudulenta na América Latina que está disfarçada como uma mensagem do Instagram que faz alusão ao fato de que a conta do usuário tenha sido hackeada. Utilizando a técnica de phishing em e-mails, os cibercriminososenviam a mensagem em nome do departamento de segurança da rede social e relatam uma suposta modificação do número de telefone associado à conta e convidam a vítima a reverter a alteração acessando um link.
Com esses dados, eles assumem o controle da conta para extorqui-lo, exigindo uma quantia para recuperá-la ou para espalhar conteúdo malicioso, phishing e spam. Ao clicar, a vítima chega a uma página que está otimizada para dispositivos móveis e é solicitado a inserção das

NOVO CONCURSO DA PM DEVE SER ANUNCIADO EM MARÇO DE 2019.


O governador Camilo Santana afirmou que está esperando apenas a decisão da Procuradoria Geral sobre o chamamento do edital

Fonte:DN
"Contratamos uma consultoria externa para fazer uma avaliação da necessidade de pessoal em todas as áreas e a partir disso estamos programando fazer o processo seletivo para todo o Estado do Ceará", destaca Camilo.
O governador Camilo Santana disse nesta sexta-feira (8) que deve anunciar novo concurso público para a Polícia Militar do Estado em março. De acordo o chefe do Executivo, o anúncio está dependendo apenas da decisão da Procuradoria Geral sobre o chamamento do edital.
"Eu já havia anunciado concurso para a Polícia Civil este ano e devemos ter em breve para PM também. Contratamos uma consultoria externa para fazer uma avaliação da necessidade de pessoal em todas as áreas e a partir disso estamos programando fazer o processo seletivo para todo o Estado do Ceará", destaca Camilo.
Polícia Civil