Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ENTIDADES E DEPUTADOS QUEREM IMPEDIR O FECHAMENTO DE USINA DE BIODIESEL NO CEARÁ.

Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil em Fortaleza
A notícia do encerramento das atividades da Usina de Biodiesel de Quixadá mobiliza entidades e parlamentares no sentido de evitar o fechamento da unidade, implantada em 2008 pela Petrobras no município de Quixadá, a 160 quilômetros de Fortaleza.
A empresa anunciou no último dia 7 a desmobilização da usina como parte do processo de saída da petrolífera da produção de biocombustíveis, indicada no Plano de Negócios e Gestão 2017-2021. O assunto foi debatido na tarde de hoje (26) em audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza.Resultado de imagem para imagens do biodiesel
imagens da internet

A grande preocupação levantada no debate foi com o impacto econômico, ambiental e social para agricultores rurais, pescadores e catadores de recicláveis. Isso porque esses trabalhadores fazem parte da cadeia produtiva do biodiesel como fornecedores de óleos para a produção da usina.
“Nós fomos pegos de surpresa com essa notícia. Muitos agricultores familiares foram convencidos de que apostariam em algo para melhorar sua renda, que vem sendo solavancada nos últimos anos pela seca. Eles deram conta do recado. De repente,

UNICLINIC VOLTA ATRÁS E ENTREGA DOCUMENTAÇÃO PARA PARTICIPAR DA COPA DO NORDESTE.

FÁBIO LIMA
A indefinição quanto o segundo representante cearense na Copa do Nordeste 2017 segue ganhando novos capítulos. Na tarde desta quarta-feira, 26, o presidente do Uniclinic, Vanor Cruz, foi à sede da Federação Cearense de Futebol (FCF) confirmar o interesse em participar da competição. 

O clube deixou a documentação oficializando a mudança de postura, que agora seguirá para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

HABILITAÇÃO PARA CONDUZIR "CINQUENTINHA"SERÁ OBRIGATÓRIA A PARTIR DE NOVEMBRO DE 2016.

A partir de 1º de novembro os condutores de “cinquetinhas” (motocicletas de 50 cilindradas) de todo o Brasil deverão ter habilitação, segundo determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Além da habilitação é exigido que o veículo seja emplacado, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com a nova lei, será aplicada a multa e o veículo apreendido para condutores flagrados sem documento de habilitação da motocicleta.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), "dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir", é considerada infração gravíssima e o valor da multa por conduzir veículo sem habilitação é de R$ 880,41.
A decisão de multar e apreender condutores de motocicletas “cinquetinha” foi adiada por duas vezes este ano. A primeira vez foi em março e depois em junho.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo normativo, permite dois tipos de documento para conduzir ciclomotores: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A, que permite guiar todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas com ou sem carro lateral, e a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que é restrita apenas à condução de  “cinquentinhas” (motocicletas 50Cc).
De acordo com o Detran (Departamento de Trânsito)  Processo de habilitação para ACC e Categoria A.