Itapipoca, Sobral-CE; chuva de 110,8 mm deixa alguns pontos da sede município alagados (Foto: Flávio Teixeira).
Miraíma–CE; Foi com alegria que os moradores de Miraíma, na região Norte do Ceará, receberam a chuva que banhou a sede do município, nessa quarta- feira, dia 20, registrando, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 14,6 milímetros. O município ficou entre os 9 com maiores precipitações do dia, seguido de Santana do Acaraú (12 mm), Massapê (6 mm) e Itapipoca (5,2 mm), todos da mesma região. Os dados foram extraídos às 14h15 da quarta-feira. E, assim como no Norte do Ceará, aos poucos, as chamadas chuvas de pré-estação começam a se manifestar em diversos pontos do Estado, sendo os mais relevantes até o momento, o Norte, Cariri, Sertão Central e Inhamuns.
Chuvas
Essas tão aguardadas primeiras chuvas confirmam as expectativas, não apenas das previsões meteorológicas da Funceme, mas também de quem aguarda ansiosamente as chuvas que molham o roçado e trazem de volta, todos os anos, a esperança de um bom inverno. Segundo a comerciante Vânia de Barros, moradora de Miraíma, “aqui na sede, a chuva pegou a todos de surpresa. O tempo foi fechando devagarinho e, de repente, a chuva começou a cair. A felicidade foi grande. Isso aumenta na gente, a esperança de um bom inverno”, espera.
Período
De acordo com estudos, os meses de dezembro e janeiro recebem volumes de chuvas provocadas pelos fenômenos Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e Cavados de Altos Níveis (CAN). No sul do Estado, durante este período, sistemas meteorológicos que chegam ao Nordeste, também trazem chuvas, mas os acumulados dessa época não chegam a ser tão grandes. As precipitações mais esperadas entre o final do ano e início de janeiro ficam entre 31,6 e 98,7 milímetros, na média histórica. Até o momento, os maiores acumulados foram registrados em Itapipoca (110,8mm), quando a chuva deixou alagados alguns bairros da periferia, no último dia 16, e Altaneira, com precipitações de 24mm, registradas nessa segunda-feira (18).
Média histórica
De acordo com o meteorologista Funceme, David Ferran, as chuvas, neste período, geralmente não são muito volumosas. Em janeiro se tem as precipitações mais significativas do período porque os sistemas de Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis e Cavados de Altos Níveis são mais atuantes nesse mês. Nesse caso, com ventos circulando entre 12 e 13 quilômetros de altitude. Essas chuvas isoldas devem se espalhar nos próximos 3 dias para o restante do Estado. E sobre previsão de quadra invernosa (fevereiro, março e abril), só devemos ter algo mais consistente, a partir do dia 20 de janeiro do próximo ano”, adiantou o meteorologista.
Previsão
De acordo com o radialista Flávio Teixeira, morador de Itapipoca, o tempo nublado que tem trazido as primeiras chuvas é sempre bem-vindo. E o assunto tem ganhado repercussão a cada dia nos programas de rádio e nas rodas de conversa entre as pessoas. “A expectativa é muito boa em relação ao inverno na nossa região. As pessoas estão otimistas com o tempo favorável que começa a formar nuvens mais densas, resultando em chuva. Tem gente que já acredita, até, na chegada do inverno, com a esperança do fim do período de seca. Agora, o momento, é de aguardar pelo próximos dias”, explica, com expectativa, o radialista, que acompanha com atenção as previsões da Funceme que apontam para esta quinta-feira (21), nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará, no decorrer do dia.
Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.
Nenhum comentário:
Postar um comentário