Powered By Blogger

domingo, 18 de abril de 2021

DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA:SAIBA MAIS SOBRE A CONDIÇÃO GENÉTICA DIFICULTA COAGULAÇÃO DO SANGUE.

No Brasil, desordem afeta mais de 24 mil pessoas

Fonte:AGÊNCIA BRASIL/Dia Mundial da Hemofilia: saiba mais sobre a condição genética dificulta coagulação do sangue

Doadores no centro de coleta da Fundação Pró-Sangue Hemocentro São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Dia Mundial da Hemofilia, neste sábado, 17 de abril, foi criado com a finalidade de conscientizar a sociedade e difundir informações sobre a hemofilia e outras desordens hemorrágicas hereditárias que afetam mais de 24 mil pessoas no Brasil. A hemofilia afeta a coagulação do sangue e provoca dificuldade para controlar sangramentos.

Neste ano, a Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem) lançou a campanha Dominando a Hemofilia: Construindo Conhecimento para um Melhor Tratamento. No início do mês, a associação lançou um jogo de tabuleiro que foi distribuído gratuitamente a crianças de 6 a 9 anos em hemocentros de todo o país. Neste sábado, a associação vai lançar um vídeo educativo para crianças e promover um debate online sobre Inibidores: Mitos e Realidade. As informações estão no site da Abraphem.

NOSSOS LUGARES ANTIGOS. SÃO BRÁS. EM CAMOCIM-CE.

Entrada antiga do São Brás, atualmente Rua Primeiro de Maio. Fonte: Google Maps. 

Meados da década de 1970,  num tempo em que o lado oeste da cidade era limitado pela "Carroçal" que era a estrada Camocim-Granja, hoje Rua Antonio Zeferino Veras, que já foi 03 de Outubro, havia uma grande faixa de mata fechada, que vinha desde a Rua Perimetral até o Campo da Aviação, singrada de pequenos caminhos que então chamávamos de "veredas".

A faixa de terra, que até outro dia pontificava o então Hospital São Francisco, era chamada de São Brás. Da "Carroçal" iniciava-se uma vereda que dava num córrego. que na sua extensão ia dar no Lago Seco. Toda essa área era usada como pasto para animais de pequenos criadores, como o meu pai, dono de uma única vaca, comprada com o objetivo de suprir a carência de leite da sua prole.

Eu era o vaqueiro da nossa fonte de leite "mugido" e coalhada. servida à tardinha com açúcar e farinha. Todo dia eu tinha essa missão de, após a ordenha, conduzir a vaca até a mata do São Brás, com a recomendação de não sair do trajeto - rua General Tibúrcio, passando pela Baiúca, hoje trecho da rua João Pessoa, atravessar a "carroçal" e adentrar na mata, sem jamais se aproximar de uma casa em meio à mata que diziam ser de um macumbeiro local.

DONA FOSCA E PAULA HÉLVIA - PROFESSORAS DO CAMOCIM-CE


                            Escola Brown Boveri, 1963, São Paulo. Fotografia de Hans Gunter Flieg / Acervo Instituto Moreira Salles.

As memórias são excelentes fontes para a história. No mínimo são rastros que podem nos levar a interessantes caminhos para a história de uma cidade. 
É o que acabo de ler no livro "O mundo que eu vi.blog" do granjense Agenor Bevilaqua, editado por ele em 2008. Em suas reminiscências, traz um pouco de sua vida de estudante em Camocim, nas crônicas "Dona Fosca" e "Anos de Mudança". Em ambos os escritos, o autor confessa sua paixão de "jovenzinho sempre propenso a se apaixonar por sua professora" (p.77).
Para o historiador, fica a "deixa" para investigar um pouco mais sobre estas professoras que atuaram na cidade entre as décadas de 1930 a 1940.
Por enquanto, fiquemos com as lembranças de Agenor sobre "Dona Fosca" e Paula Hélvia Camargo Lima. Ele dedica um espaço maior para Dona Fosca Casarotti Farias, descendente de italiana, "paulista de Santo André" que, na Revolução de 1930, apaixonou-se por um soldado, "natural de Camocim, Hermenegildo Farias, apelidado de Manin, pobre e 9 anos mais velho que ela. Soube que Dona Fosca era filha de pais abastados no ABC paulista e que deixara sua família e sua terra para acompanhá-lo"(p.40).
Resta saber o que um camocinense estava fazendo em São Paulo para se tornar soldado da Revolução de 1930 e como encontrou uma paulista com ascendência italiana.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

DECRETO MUNICIPAL TRAZ NOVAS DETERMINAÇÕES PARA O PERÍODO DE CARNAVAL EM SOBRAL-CE.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, assinou o Decreto Nº 2569, de 8 de fevereiro de 2021, que prorroga o isolamento social no município e da continuidade a quarta fase do processo de abertura responsável das atividades econômicas com disposições para o período de carnaval.

No Capitulo VI, que trata sobre as disposições especiais para o período do carnaval, o Artigo 10, veda ponto facultativo no período definido em calendário como carnaval para administração pública direta e indireta. Durante o período acima descrito, não será acatada qualquer justificativa para faltas dos servidores públicos municipais, com exceção de motivos de saúde devidamente comprovados.

No Artigo 11, fica proposto aos órgãos representativos competentes a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de carnaval.

DETRAN PODE EXPEDIR CRV FÍSICO, DEFINE CONTRAN.

Escrito por , /Automóvel.

O Detran-CE afirma que o "órgão segue emitindo e 

disponibilizando os dois formatos, físico e digital, para 

seus respectivos usuários



Legenda: Portaria publicada nesta terça-feira (9) suspende artigos que definiam requisitos para emissão do Cerficado de Registro de Veículo (CRV) e do Cerficado de Licenciamento Anual (CLA).
Foto: Shutterstock

 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou atrás, em portaria publicada nesta terça-feira (4), em requisito para emissão do Cerficado de Registro de Veículo (CRV). Agora, órgãos ou entidades executivas de trânsito dos estados ou do Distrito Federal poderão expedir o documento em meio físico. A Portaria entrou em vigor a partir da publicação.

O modelo havia sido previsto no Artigo 8º da Resolução Contran número 809, de 15 de dezembro de 2020. No entanto, de acordo com a Portaria Contran número 197, de 8 de fevereiro de 2021, esse artigo foi suspenso após determinação judicial.

domingo, 31 de janeiro de 2021

FORTALEZA É ATLÉTICO-MG FORA DE CASA E SEGUE NO Z-4 DA SÉRIE A

 

Leão até conseguiu segurar o Galo no primeiro tempo, mas na etapa complementar o time mineiro, que ainda mira o título da Série A, criou mais oportunidades e fez dois gols

Fortaleza perdeu para o Atlético-MG e segue na zona de rebaixamento da Série A  (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza )
Fortaleza perdeu para o Atlético-MG e segue na zona de rebaixamento da Série A (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza )

O Fortaleza perdeu mais uma partida fora de casa na Série A do Brasileiro, desta vez para o Atlético-MG, por 2 a 0. Com o resultado do duelo realizado neste domingo, 32, no Mineirão, o Tricolor não conseguiu deixar a zona de rebaixamento e permanece na 17ª colocação, com 35 pontos.

Com uma formação diferente, preenchendo mais o meio de campo e dobrando a marcação pelo lado direito, o Leão até conseguiu segurar o Galo no primeiro tempo, mas na etapa complementar o time mineiro, que ainda mira o título da Série A, criou mais oportunidades e chegou a marcar três vezes, mas um dos tentos foi anulado.

HEMOCE COLETA 622 BOLSAS DE SANGUE EM PASSAGEM PELO INTERIOR DO CEARÁ.

A ação foi feita por meio de uma unidade móvel de atendimento. Foram realizados ainda 40 cadastros de médula óssea

Fonte:Escrito por ,


Legenda: Doação de sangue
Foto: Agência Brasil

 O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) coletou 622 bolsas de sangue em oito municípios do interior do Ceará utilizando uma unidade móvel de atendimento. A ação foi iniciada em setembro de 2020 e durou até este mês. De acordo com a Instituição, foram realizados ainda 40 cadastros de medula óssea. 

Conforme o Hemoce, a unidade móvel é um ônibus  que foi adaptado e tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas diariamente. Essa foi a primeira vez que o veículo viajou ao interior do Ceará. Na empreitada, os municípios visitados foram Quixadá, Sobral, Iguatu, Jucás, Quixelô, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

CEARÁ VENCE VILA NOVA NO TEMPO NORMAL E NOS PÊNALTIS E É CAMPÃO BRASILEIRO DE ASPIRANTES .

Nos 90 minutos, Vovô fez 3 a 1, levando a partida para a decisão nos pênaltis. Nas cobranças, o Vovô fez 4 a 2 e se sagrou campeão

Escrito por ,


Legenda: Jogadores comemoram título do Brasileiro de Aspirantes
Foto: Pedro Chaves/CearaSC.com

 O Ceará pode comemorar. O time alvinegro venceu o Vila Nova e conquistou o Campeonato Brasileiro Aspirantes 2020 pela primeira vez da história. No jogo de ida, em Goiânia, o Vila Nova venceu por 2 a 0 e, sem gol qualificado previsto em regulamento, qualquer resultado por mais de dois gols a favor do Alvinegro garantiria o título para os donos da casa. No entanto, a equipe cearense venceu por 3 a 1, deixando o placar agregado em  3 a 3. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, vencendo por 4 a 2. 

O Ceará se impôs e abriu o placar com Rick. Buiu ampliou em chute de fora da grande área. A equipe goiana diminuiu em cobrança de escanteio. Próximo ao final da partida, Saulo Mineiro cobrou pênalti e deixou o placar em 3 a 1. Todos os gols foram marcados no segundo tempo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

CEDRO-CE:ARTICULA VENDA DE COURO PARA COOPERATIVA DA PARAÍBA.

Escrito por , ./Região

Inicialmente, serão beneficiados 50 produtores de caprinos 

e ovinos e 60 criadores de bovinos





Legenda: Criadores de Cedro terão incremento da renda com venda do couro dos animais para a Paraíba
Foto: Honório Barbosa

 Criadores do município de Cedro, na região Centro-Sul cearense, com apoio do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da secretaria local de Agricultura, articulam a comercialização de couro de bovinos, ovinos e caprinos para uma cooperativa da Paraíba. O objetivo da mobilização é ampliar a renda familiar dos pequenos produtores rurais.

Na região, Cedro é um núcleo de criação de ovinos, caprinos e bovinos em pequenas propriedades rurais. Esse cenário favoreceu a inclusão do município no projeto Pró-couro do Sebrae.

O articulador regional do Sebrae, Talles Teixeira, pontou que Cedro tem “potencial e uma cadeia produtiva organizada em associações, favorecendo um planejamento estratégico da gestão”.

sábado, 21 de novembro de 2020

DENTISTA MORRE NO HOSPITAL DIAS APÓS SOFRER AGRESSÃO EM JAGUARUANA-CE.

O Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF) confirmou a morte de Lázaro Teles

Escrito por ,/Segurança

Legenda: Dentista foi socorrido, mas morreu neste sábado no IJF
Foto: Arquivo pessoal

 Um dentista de 29 anos, identificado como Lázaro Teles, morreu neste sábado (21) após ter sido agredido com chutes e socos na avenida Simões Góes, em Jaguaruana. O caso aconteceu na noite do último domingo (15), quando o dentista comemorava, juntamente com amigos, a reeleição do atual prefeito do município.

De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Delegacia Municipal de Jaguaruana investiga as circunstâncias da morte de Lázaro.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

PRF INICIA OPERAÇÃO FINADOS NO CEARÁ COM FOCO NA SEGURANÇA VIÁRIA.


Atividades iniciam à 0h de sexta-feira (30) e vão até às 23h59 de segunda-feira (2)..Via sobral 24 horas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia à 0h desta sexta-feira a Operação Finados em todo o Brasil. O foco da instituição durante a Operação será direcionado para ações que promovam a segurança viária para todos que vão transitar pelas rodovias federais. No Ceará, ações educativas e preventivas serão realizadas por todo estado.

A PRF buscará promover atitudes positivas e seguras no trânsito durante este feriadão. Para tanto, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres são convidados a se conscientizarem de que para terem um trânsito mais pacífico, medidas preventivas e atitudes seguras são necessárias. 


Orientações para uma viagem segura

Os motoristas e motociclistas devem sempre respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da Polícia Rodoviária Federal para que todos tenham mais conforto e segurança no trânsito.

O FERROVIÁRIO DISPENSA 5 JOGADORES ENTRE ELES O SILOÉ.

 

Escrito por , 

A dispensa do quinteto vem após a pior atuação do Ferroviário na Série C, na derrota de 3 a 0 para o Vila Nova/GO fora de casa

Legenda: O atacante Siloé era um dos principais nomes do elenco coral, mas não rendeu Série C e foi dispensado
Foto: JL ROSA

O Ferroviário dispensou hoje 5 jogadores do elenco que disputa a Série C do Brasileiro. São eles:  o lateral-esquerdo Tiago Costa, o meia-atacante Wesley "Pimbinha", o atacante Siloé, o volante Magno Sousa e zagueiro Olávio.

Três deles eram titulares do time de Marcelo Vilar: Tiago Costa, Wesley e Siloé.

A dispensa do quinteto vem após a pior atuação do Ferroviário na Série C, na derrota de 3 a 0 para o Vila Nova/GO fora de casa, quando o time coral não foi capaz de criar nenhuma chance de gol e mostrar visíveis carências técnicas.  

domingo, 27 de setembro de 2020

BELA SAUDADE COM ABÍLIO FARIAS


 Fonte:Youtube

SAUDADE DE ROBERTO MULLHER


 Fonte:Youtube

GOVERNO QUER DERRUBAR REGRAS QUE PROTEGEM ÁREA DE MANGUEZAIS E RESTINGAS

Decisão pode abrir espaço para especulação imobiliária nas áreas que sofrerão mudanças

Especial Cocó 50 dias de quarentena. Imagem aérea da floresta do Parque do Cocó, nas trilhas da avenida Sebastião de Abreu. O jornalista Demitri Tílio e o biólogo Gabriel Aguiar, enquanto percorriam mangue (Foto: FCO FONTENELE)
Especial Cocó 50 dias de quarentena. Imagem aérea da floresta do Parque do Cocó, nas trilhas da avenida Sebastião de Abreu. O jornalista Demitri Tílio e o biólogo Gabriel Aguiar, enquanto percorriam mangue (Foto: FCO FONTENELE)

O Ministério do Meio Ambiente está prestes a derrubar um conjunto de resoluções que hoje delimitam as áreas de proteção permanente (APPs) de manguezais e de restingas do litoral brasileiro. A revogação dessas regras abre espaço para especulação imobiliária nas faixas de vegetação das praias e ocupação de áreas de mangues para produção de camarão.

Os temas estão na pauta da reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que é presidido pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Esse conselho, que tem papel fundamental na definição de normas e critérios da área ambiental, teve a sua estrutura modificada por Salles em junho do ano passado e, com isso, o poder de decisão do colegiado ficou nas mãos do governo federal.

SEGUNDA ONDA DE CORONAVÍRUS DA FRANÇA 'CHEGANDO MAIS RÁPIDO DO QUE PENSÁVAMOS.

Emitida em: 

Pessoal de saúde no hospital público La Timone, na cidade de Marselha, no sudeste da França, em 25 de setembro de 2020
Pessoal de saúde no hospital público La Timone, na cidade de Marselha, no sudeste da França, em 25 de setembro de 2020 © Christophe Simon,
Pessoal de saúde no hospital público La Timone, na cidade de Marselha, no sudeste da França, em 25 de setembro de 2020 © Christophe Simon, AFP
Texto de:NEWS WIRES

A França enfrentará uma epidemia de coronavírus null meses que irá sobrecarregar seu sistema de saúde se algo não mudar, uma das principais autoridades médicas do país alertou no domingo.

“A segunda onda está chegando mais rápido do que pensávamos”, disse Patrick Bouet, chefe do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, ao semanário Journal du Dimanche.

Novas restrições para diminuir a disseminação da doença nas áreas mais afetadas do país, incluindo a cidade mediterrânea de Marselha e a região de Paris, encontraram resistência local.

Bouet disse ao jornal que as advertências feitas esta semana pelo ministro da Saúde, Olivier Veran, não foram longe o suficiente.

"Ele não disse que em três a quatro semanas, se nada mudar, a França enfrentará um surto generalizado em todo o seu território, por vários longos meses de outono e inverno", disse Bouet.Não haveria equipe médica disponível para fornecer reforços, e o sistema de saúde da França não seria capaz de atender a todas as demandas impostas, ele alertou.

POLICIAIS MILITARES DO CEARÁ CONCLUEM ESTÁGIO DE DAPTAÇÃO DE CAATINGA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

 

Cinco policiais militares pertencentes ao efetivo do 4°Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi/Cotar), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), concluíram na tarde de ontem, 25, o estágio de adaptação à caatinga do Exército Brasileiro (EAC). O EAC teve a duração de uma semana e aconteceu no campo de instrução do 40º Batalhão de Infantaria, em Crateús-CE. 

Com instruções de sobrevivência e técnicas especiais que visam preparar o combatente para atuação no ambiente operacional de caatinga os 1º Tenentes Jonas, Charles (destaque no estágio) e Gladstone, bem como os Sargentos Rodrigues e Adriano concluíram com êxito as instruções. 

terça-feira, 22 de setembro de 2020

GOVERNO DE MATO GROSSO AGUARDA CHEGADA DA FORÇA NACIONAL.

  Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília





Agentes ajudarão no combate aos incêndios no Pantanal

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão se somar aos bombeiros, brigadistas e voluntários que há meses lutam contra o fogo que já destruiu mais de 1,7 milhão de hectares do Pantanal, além de áreas em outros biomas presentes no estado. Segundo o governo estadual, o envio de 43 agentes da força especial para auxiliar no combate às chamas em todo o estado foi autorizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, à qual a tropa federativa está subordinada.

Consultado, o Ministério de Justiça e Segurança Pública não confirmou o envio de agentes da Força Nacional, mas garantiu que fornecerá apoio ao estado, conforme o ministro André Mendonça prometeu aos governadores do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no final de semana

Criada em 2004, inicialmente para apoiar o policiamento ostensivo em unidades da federação que solicitem auxílio, a Força Nacional é composta por policiais militares e civis, bombeiros e peritos cedidos pelas forças de segurança dos estados e do Distrito Federal.

CEARENSE DE 15 ANOS É REVELAÇÃO NA SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-18.

Escrito por ,/Jogada

Apesar da pouca idade, Larissa Mendes tem 1,89m de altura e é destaque no cenário nacional pela habilidade nas quadras. Jovem faz parte da convocação brasileira para a disputa do Sul-Americano




Legenda: Larissa Mendes é destaque no vôlei cearense aos 15 anos
Foto: Thiago Gadelha

 A imposição dentro das quadras não reflete a idade de Larissa Brandão Mendes durante as partidas de vôlei. Com somente 15 anos, a cearense é vista como um prodígio da modalidade no Brasil. Ela foi a única nordestina convocada para a Seleção Brasileira Feminina Sub-18, comandada por Hylmer Dias. Das 20 atletas chamadas, só 12 serão escolhidas para compor o grupo final na disputa do Sul-Americano, que ocorreria em julho.

A altura impressiona pela idade: 1,89m de muita potência atrás das redes e inspiração para crescer ainda mais no jogo. Larissa iniciou como central e foi deslocada para a posição de oposta pelo treinador, onde pode explorar melhor seus atributos.

Atleta do BNB Clube desde 2016, sob o comando dos técnicos Adriano Gurgel e Eurípedes Gurgel, a jovem já recebeu proposta para jogar em times no Sul e no Sudeste. O plano é terminar os estudos no Ceará e depois conseguir bolsa em uma universidade nos EUA, onde pretende organizar o tempo entre os livros e o vôlei.

PAIS E ALUNOS DA REDE PÚBLICA PODERÃO ESCOLHER ENTRE AULAS PRESENCIAS E MANTER ENSINO REMOTO.

Escrito por , /Metro

A partir do dia 1º de outubro, o retorno às atividades presenciais poderá ser expandido em escolas públicas e privadas da macrorregião de Saúde de Fortaleza; ensino remoto será mantido



Legenda: A partir do dia 1º de outubro, podem voltar às instituições de ensino, com até 35% da capacidade, estudantes do 1º, 2º e 9º ano do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio, matriculados em cursos profissionalizantes e na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Foto: Helene Santos

Em meio ao processo de retomada das atividades presenciais em escolas, o ensino remoto será mantido como opção para pais e alunos das escolas da rede público no Ceará. A informação foi reforçada nessa segunda-feira (21) pela secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela. 

A volta às aulas será expandida em escolas públicas e privadas da macrorregião de Saúde de Fortaleza, que compreende 44 municípios. A data de retorno em mais etapas de ensino foi anunciada pelo governador Camilo Santana no último sábado (19).