Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de março de 2019

BARRAGEM É EMBARGADA PELA AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS.


Enquanto houver o embargo provisório, a empresa não poderá operar a barragem Granjeiro
Fonte:Cnews             
















A Agência Nacional de Águas (ANA) realizou o embargo provisório da barragem Granjeiro, em Ubajara, na Serra da Ibiapaba, na última quarta-feira (13). De acordo com a ANA, a empresa dona da barragem é a Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba.
Ainda segundo a ANA, a empresa vem sendo autuada desde 2017, para que funcione de acordo com as leis da Política Nacional de Recursos Hídricos e Política Nacional de Segurança de Barragens. "Tendo em vista a situação de abandono da barragem e a inação do empreendedor foi emitido o embargo provisório". 

A agência ainda diz que "a penalidade tem como objetivo fazer com que a empresa adote medidas imediatas de segurança para minimizar os riscos de rompimento da estrutura, tendo em vista a existência de 15 famílias que vivem no vale a jusante (abaixo) e podem ser atingidas pelo rompimento da estrutura".
Enquanto houver o embargo provisório, a empresa não poderá operar a barragem Granjeiro, no leito do riacho Jaburu, até que seja garantida a segurança da estrutura e sejam atendidas todas as exigências cobradas pela ANA, que é o órgão responsável pela fiscalização da segurança deste empreendimento segundo a Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
Tentamos entrar em contato com os responsáveis pela empresa, mas não obtivemos retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário