A ONG de Quixeramobim partiu de um grupo de amigos que fica feliz em fazer o bem a quem precisa
FONTE:DN/REGIONAL
por Alex Pimentel - Colaborador
Quixeramobim. Uma sentença de morte para muitos há até pouco tempo, o câncer continua sendo uma doença muito temida. Do angustia no momento do conhecimento do diagnóstico à cura, tanto quanto os medicamentos, a quimioterapia e o tratamento, a mão amiga é crucial, mais ainda para quem é carente e sequer possui condição de pagar o transporte até o hospital. Para agravar ainda mais a situação, a população desconhece que o carcinoma que mata milhões de pessoas todos os anos.
Voluntários
Pensando em pacientes assim, um grupo de amigos de Quixeramobim participa da Associação Comunitária Luz e Vida à Pessoa com Câncer de Mama. A entidade, formada exclusivamente por voluntários, funciona há três anos na cidade e atende de 15 a 20 pacientes.
Da visita domiciliar ao acompanhamento hospitalar, eles estão sempre presentes, levando auxílio psicológico, jurídico e principalmente esperança para quem enfrenta as neoplasias.
A assistente social Aurineide Silva, formada há seis anos, é uma dessas voluntárias. Ela passou a participar do grupo de auxílio após ser convidada por uma colega da faculdade, Liduína Leite, fundadora da Luz e Vida. Pouco tempo depois, seu pai foi diagnosticado com câncer no olho. O acompanhamento ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) foi crucial para enfrentarem juntos esse desafio familiar.
Além do amparo aos pacientes oncológicos a ONG passou a atuar na principal causa das mortes provocadas pela doença, o desconhecimento. Nessa perspectiva, o grupo, formado por profissionais da Saúde, empresários, comerciantes e, principalmente, por donas de casa, passou ou a promover encontros ensinado o público a importância da prevenção. As palestras são acompanhadas de lições de conhecimento sobre a doença.
Mesmo assim, para eles, a luta mal começou. Em 2015, foram detectados mais de mil casos de câncer no Município, apontou Liduína Leite. Ela é coordenadora do Procon de Quixeramobim. A mãe dela era uma das pacientes dessa lista, com câncer de mama. Passados três anos, não há ainda levantamentos oficiais de pessoas em tratamento e nem de óbitos em decorrência da enfermidade.
Fortalecimento
Por isso, a Luz e Vida está buscando fortalecer as ações de amparo à rede de Saúde do Município. Finalmente foi iniciado o levantamento real dos números de casos. A Secretaria da Saúde de Quixeramobim assumiu esse compromisso. Por meio dele, será possível desenvolver políticas mais eficientes de prevenção e assistência, inclusive por área da cidade e por sexo, mesmo sabendo-se que a resistência masculina ao exame de próstata ainda é muito grande, explicou a fundadora da Luz e Vida.
"Além do apoio de médicos, contamos com o auxílio de dentistas e nutricionistas quando os pacientes precisam, mas o fator socioeconômico é muito complicado. Tratamentos assim são muito caros, apesar de serem atendidos por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Mas, como não desligamos do paciente após os exames serem concluídos, precisamos de apoio financeiro e de mais voluntários", ressalta o coordenador de projetos da ONG, Joelson Pinheiro.
Não é somente eles que enfrentam a falta de recursos financeiros. No fim de fevereiro, o Hospital Haroldo Juaçaba, mais conhecido como Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência no Estado, suspendeu o atendimento a novos pacientes via SUS. O motivo, segundo a direção do hospital, foi o atraso e irregularidade de repasses de recursos públicos, feito por meio da Prefeitura de Fortaleza.
Segundo a superintendência do ICC, a dívida do SUS com o hospital chega a R$ 28 milhões. As estimativas são de mil novos inícios de algum tipo de tratamento a cada mês. Em 2016, o hospital realizou mais de 125 mil consultas e 30 mil quimioterapias. A cada 22 mil atendimentos realizados pelo hospital, 16 mil são feitos por meio do SUS.
Parceria
Uma das alternativas encontradas pela Luz e Vida para redução desses índices e, ao mesmo tempo, fortalecer a assistência voluntária foi a parceria com a Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos. Durante os meses de março, abril e maio deste ano, eles estão promovendo o projeto "Câncer: conhecer para prevenir". O objetivo é informar e educar a população sobre o câncer, principalmente de mama e de próstata, os mais comuns.
A equipe da Luz e Vida espera que o modelo assistencial desenvolvido por eles se multiplique pelo Interior e passe a amparar mais pacientes. Afinal, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016, estimou mais de dois mil casos de câncer de mama e 500 a mais de próstata, no Estado.
A Associação Luz e Vida foi fundada em 2014, focada na assistência voluntária a pessoas com câncer de mama.
Saiba mais
35 voluntários integram o Luz e Vida
4 homens fazem parte do grupo de voluntários
20 pacientes e famílias são amparados em Quixeramobim
1 mil é o número de tratamentos iniciados a cada mês no ICC
30 mil quimioterapias foram realizadas pelo ICC em 2016
2.160 foi o número estimado de casos de câncer de mama no Ceará em 2016
2.550 foi o número estimado de casos de câncer de próstata no Ceará em 2016
21.120 foi o número total estimado de neoplasias em 2016 no Ceará
Mais informações:
Associação Comunitária Luz e Vida à Pessoa com Câncer de Mama
Telefone: (88) 9 9970-2214
Nenhum comentário:
Postar um comentário