Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

COMITÊ DA SECA FEZ A ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO DE 2016.

A atuação dos carros-pipa no interior e a perfuração de poços profundos foram temas abordados no encontro

Fonte:
O Comitê da Seca fez a última reunião do ano nesta segunda-feira (19) na sede do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. A atuação dos carros-pipa no interior e a perfuração de poços profundos foram temas abordados no encontro.
Resultado de imagem para imagens do COMITE CONTRA A SECA
imagens cedida pela internet 
O abastecimento de localidades da zona rural no interior do Ceará, através do carro-pipa, é coordenado pela 10ª Região Militar. Com o agravamento do quadro de seca, a Operação Carro Pipa tem sido uma das alternativas para evitar o colapso no acesso à água. Hoje, 1.800 caminhões são responsáveis pelo atendimento de 136 municípios do Estado. "Para se habilitar na operação é necessário que a localidade tenha decretado situação de emergência", afirmou o Cel Claudemir Rangel, coordenador da Operação Carro Pipa.
Outra ação que o Governo do Estado tem priorizado, desde o ano passado, no combate a estiagem, é a perfuração de poços profundos. "Até o fim deste ano é esperada a operação de 1.800 deles", confirmou Dedé Teixeira, secretário de Desenvolvimento Agrário.

Outra preocupação é com o atual nível dos reservatórios no Ceará. "Só o aparecimento das chuvas pode ser a garantia de recarga dos açudes em regiões, onde a estiagem é mais severa", ressaltou Ângelo Guerra, diretor geral do Dnocs.
O fim de semana foi de chuvas em diversas regiões do Ceará. Diante da necessidade de reabastecimento dos açudes, técnicos da Funceme se mostraram otimistas com as primeiras precipitações da pré estação.
"As chuvas de dezembro fazem parte da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, mas que não garante ainda uma quadra chuvosa acima da média histórica a partir de janeiro de 2017", disse Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário