Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CEARÁ TEM 81% MUNICÍPIOS COM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA RECONHECIDA.


Governo Federal reconheceu emergência em 104 cidades nesta 4ª feita.
Quarenta açudes do Ceará estão completamente secos, segundo Cogerh.

Verônica PradoDo G1 CE

Açude Castanhão está com menor nível desde que foi inaugurado (Foto: DNCS/Divulgação)Açude Castanhão está com menor nível desde que foi inaugurado (Foto: DNOCS/Divulgação)












Cento e quatro municípios do Ceará tiveram a situação de emergência reconhecida nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Integração Nacional. Somados aos 46 municípios que já estavam com a emergência reconhecida pelo Governo Federal, o Ceará já está com 81% de seus municípios em situação de emergência por conta da seca que afeta o estado há cinco anos. A portaria contendo a lista das cidades foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O reconhecimento da situação de emergência garante a continuidade das ações emergenciais implementadas no estado para atendimento da população afetada pelo pela falta de água. Além disso, permite que as Prefeituras solicitem o apoio do Governo Federal para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água. Diante da situação, o Governo do Estado não descarta a possibilidade de haver racionamento de água no Ceará a partir de fevereiro de 2017.

De acordo com o Governo Federal, de janeiro a setembro já foram investidos mais de R$ 170,6 milhões na Operação Carro-Pipa. Atualmente, 1.788 caminhões atuam no abastecimento de 137 municípios. O atendimento contempla cerca de 928.336 pessoas diariamente. ara as obras emergenciais foram destinados mais de R$ 36,7 milhões na implementação de adutoras de abastecimento de água nos municípios de Pereiro, São Luis do Curú, Tamboril, Iracema, ApuiarésMorada NovaChorozinho e Jaguaribara.

Situação Hídrica
Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh),  têm capacidade de armazenar 18,64 bilhões m³, mas apresentam volume total de 1,38 bilhão m³ (7,4%). Do tal de açudes, 40 estão completamente secos e 133 estão com volume inferior a 30% da capacidade de armazenamento. O Governo do Estado não descarta a possibilidade de haver racionamento de água no Ceará a partir de fevereiro de 2017.

O volume de água das bacias está distribuído: Litoral (29,09%), Alto Jaguaribe (15,76%), Coreaú(28,46%), Metropolitanas (11,64%), Serra da Ibiapaba (15,03%), Médio Jaguaribe (4,95%), Salgado (8,95%), Acaraú (7,45%), Banabuiú (1,95%), Sertões de Crateús (1,77%), Curu (1,65%) e Baixo Jaguaribe (0,00%). No ano de 2016 foi registrado um aporte total de 735,18 milhões m³.
O “gigante” Castanhão, responsável por abastecer toda a Região Metropolitana de Fortaleza, está com apenas 5,38% da capacidade de abastecimento. Além de Fortaleza, outros 25 municípios são abastecidos pelo Castanhão. Bem perto dele, o Açude Orós,  está com 17,13%. Para garantir o abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana, desde julho as águas do Orós estão sendo transferidas para o Castanhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário