Powered By Blogger

sábado, 22 de outubro de 2016

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 23 DE OUTUBRO DE 2016.

    — SÃO JOÃO DE CAPISTRANO
João nasceu no dia 24 de junho de 1386, na cidade de Capistrano, no então reino de Nápoles. Era filho de um conde alemão e uma jovem italiana. Estudou direito civil e canônico, formando-se com honra ao mérito. Ainda jovem casou-se com um nobre dama da sociedade.
Numa crise política no Reino de Nápoles, João foi cogitado para auxiliar nas negociações. Entretanto houve confusões e o jovem acabou preso. Para piorar a situação ele recebeu a notícia da morte de sua esposa. Foi então um momento de mudança radical de vida. Abriu mão de todos os cargos, vendeu todos os bens e propriedades, pagou o resgate de sua liberdade e pediu ingresso num convento franciscano. Mas antes de vestir o hábito precisou enfrentar as humilhações do superior da comunidade.
Durante trinta anos fez rigoroso jejum, duras penitências e se dedicou às orações. Trabalhou com energia, evangelizando na Itália, França, Alemanha, Áustria, Hungria, Polônia e Rússia. Tornou-se grande pregador e missionário. Foi conselheiro de quatro Papas.
João de Capistrano contava com setenta anos de idade, quando um enorme exército muçulmano ameaçava tomar a Europa. O Papa Calisto III o designou como pregador de uma cruzada, que defenderia o continente. Durante onze dias e onze noites João esteve entre os soldados, animando-os para a resistência. Finalmente os cristãos conseguiram vencer os invasores.
Morreu no dia 23 de outubro de 1456. João de Capistrano é o padroeiro dos juízes.
REFLEXÃO
Por causa de suas andanças pela Europa, João mereceu ser chamado o apóstolo da Europa. Espírito inquebrantável, organizou a ordem franciscana, foi conselheiro de papas e em suas viagens apostólicas, procurou fortalecer a moral cristã e refutar os erros dos heréticos. Deixou uma obra escrita em dezessete volumes e foi um homem que participou ativamente da angústia de seu tempo, em tudo reconhecendo a ação de Deus.
ORAÇÃO
Deus, nosso Pai, a exemplo de São João Capistrano, faça de nós o sal da terra, mediante uma vida honrada e íntegra, trabalhando com ardor para construção da paz e da comunhão. Dai-nos também ser luz para este mundo carente de valores espirituais, fazendo o bem sem olhar à quem. Por Cristo nosso Senhor. Amém.


23.10.2016
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM — ANO C
Verde, Glória, Creio – II Semana do Saltério )
__ "A misericórdia de Deus é que justifica o homem pecador" __
DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA LITURGIA DESTE DOMINGO
FEITA PELA NOSSA IRMÃ MARINEVES JESUS DE LIMA
VÍDEO NO YOUTUBE
APRESENTAÇÃO POWERPOINT

NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGELHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: O farisaísmo é uma atitude religiosa que nos impede de ver-nos tal como somos, deturpando, deste modo, nossa relação com Deus e os irmãos. Infelizmente, este tipo de piedade farisaica não é coisa do passado, porque não morreu e nem morrerá nunca, pois seu fundamento é a perene soberba humana. Por isso, quase ninguém está isento de sua contaminação. Todos nós possuímos parcelas pessoais de farisaísmo, às vezes até reconhecendo que somos pecadores, mas sem acreditar nisso. Uma falsa humildade é a forma mais refinada de orgulho. Celebramos hoje o “Dia das Missões” e da “Obra Pontifícia da Infância Missionária”; celebração que nos chama a atenção para a importância missionária da Igreja e em cada um de nós, discípulos e discípulas de Jesus.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, reunidos para celebrar o Dia do Senhor, memorial de sua morte e ressurreição, elevamos nossos corações para o alto para oferecer a Deus Pai este sacrifício de louvor por nós e por toda humanidade. Hoje, dia mundial das missões, nos associamos a todos aqueles e aquelas que, levando a sério o mandato do Senhor de anunciar o Evangelho a toda criatura, tornaram-se testemunhas vivas de uma Igreja missionária, em saída, ao encontro de quem precisa encontrar-se com o Senhor e receber dEle sua mensagem de salvação. Na alegria deste nosso encontro, louvemos ao Senhor.
INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: Todos os homens participam da mesma impotência e são solidários no mesmo estado de ruptura com Deus; não podem salvar-se por sí mesmos, isto é, não podem entrar sozinhos na amizade de Deus. O primeiro ato de verdade que o homem deve fazer é reconhecer-se pecador, impotente para se salvar, e abri-se pois, à ação de Deus.
Sintamos o júbilo real de Deus em nossos corações e cheios dessa alegria divina entoemos alegres cânticos ao Senhor!

Antífona de Entrada
Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Comentário das Leituras: A atitude na relação com o próximo expressa nosso comportamento na relação com Deus. Desprezar os outros corresponde a desprezar a Deus. Confiar na própria justiça significa dispensar a ajuda divina, pois o soberbo basta a si mesmo. Abramos o nosso coração para ouvir o próprio Senhor que nos concede por sua Palavra, o dom precioso da salvação.
Primeira Leitura (Eclesiástico 35,15-17.20-22)
Leitura do livro do Eclesiástico.
35 15 Nada esperes de um sacrifício injusto, porque o Senhor é teu juiz, e ele não faz distinção de pessoas.
16 O Senhor não faz acepção de pessoa em detrimento do pobre, e ouve a oração do ofendido.
17 Não despreza a oração do órfão, nem os gemidos da viúva.
20 Aquele que adora a Deus na alegria será bem recebido, e sua oração se elevará até as nuvens.
21 A oração do humilde penetra as nuvens; ele não se consolará, enquanto ela não chegar (a Deus), e não se afastará, enquanto o Altíssimo não puser nela os olhos.
22 O Senhor não concederá prazo: ele julgará os justos e fará justiça. O fortíssimo não terá paciência com (os opressores), mas esmagar-lhes-á os rins.
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Salmo Responsorial 33/34
O pobre clama a Deus e ele escuta:
o Senhor liberta a vida dos seus servos.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem.
Mas ele volta a sua face contra os maus,
para da terra apagar sua lembrança.
Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta
e de todas as angústias os liberta.
Do coração atribulado ele está perto
e conforta os de espírito abatido.
Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,
e castigado não será quem nele espera.
Segunda Leitura (2 Timóteo 4,6-8.16-18)
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
4 6 Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.
7 Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
8 Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
16 Em minha primeira defesa não houve quem me assistisse; todos me desampararam! (Que isto não seja imputado.)
17 Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão.
18 O Senhor me salvará de todo mal e me preservará para o seu Reino celestial. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua palavra; a palavra da reconciliação, a palavra que hoje, aqui, nos salva (2Cor 5,19).

EVANGELHO (Lucas 18,9-14)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
18 9 Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros:
10 Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano.
11 O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: “Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.
12 Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros”.
13 O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!
14 Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
HOMILIA - CREIO - PRECES
(Ver abaixo ao final desta liturgia 3 sugestões de Homilia para este domingo)
Sobre as Oferendas
Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de vós, e seja para vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Cristo nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício santo (Ef 5,2).
Depois da Comunhão
Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.
FORMAÇÃO LITÚRGICA
“Creia que o melhor de Deus na sua vida ainda está por vir!”
IGREJA MISSIONÁRIA, TESTEMUNHA DA MISERICÓRDIA
Neste Domingo, a Igreja comemora o Dia mundial das Missões. Como faz todos os anos, o Papa enviou a toda a Igreja uma Mensagem motivadora para esse dia, pedindo para rezar pelos missionários e para apoiar a ação missionária da Igreja no mundo todo.
Recomendo, pois, que hoje todos rezem, de modo muito especial, pelos missionários em dificuldades e situações difíceis, em países ou regimes nem sempre abertos ao Evangelho; há missionários perseguidos, sequestrados, prisioneiros e até ameaçados de martírio. Outros trabalham com poucos recursos e em meio a grandes carências materiais para realizarem seu trabalho missionário. Rezemos por eles.
Mas também somos chamados a fazer um gesto de apoio concreto ao trabalho deles, mediante a “coleta para as missões”, que se faz neste final de semana em todas as igrejas católicas do mundo. Portanto, recomendo a todos a generosidade no apoio concreto aos missionários, mediante sua doação na coleta da missa.
Na sua mensagem, o Papa Francisco nos ajuda a compreender que a ação missionária é testemunho da misericórdia de Deus para com a humanidade; esta é uma dimensão fundamental da missão da Igreja. Quando os missionários chegam a algum lugar, eles sempre realizam trabalhos relacionados a caridade e a misericórdia: cuidar dos doentes, assistir os pobres, promover a educação, desenvolver projetos para superar a fome ou a falta de saúde e de habitação... Os missionários levam alívio onde há sofrimento e dor, ignorância e desorientação na vida, violência e desrespeito à pessoa e à vida.
Fazendo isso, eles cumprem o que Jesus mesmo fez e mandou fazer. E não deixam de testemunhar as obras do Deus misericordioso e salvador, que ama todas as pessoas e a todos quer conduzir no caminho da salvação. O anúncio do Evangelho da salvação é a maior das obras de misericórdia. Levar ao encontro com o Deus vivo e verdadeiro é obra de misericórdia insuperável.
Sejamos nós uma Igreja “em saída missionária”, em estado permanente de missão, testemunha da misericórdia aqui em São Paulo, em cada paróquia e comunidade.
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
Qual é a atitude do verdadeiro cristão?
Sejamos nós o coração e os braços de Jesus...
Acessem a página de nosso blog para uma pequena reflexão sobre este assunto:
http://salverainha.blogspot.com.br/2013/07/a-atitude-do-cristao.html
Deus recebe o dízimo que oferecemos a Ele?
Sim, Deus recebe o dízimo através da comunidade. Tudo pertence a Ele. Ele é o dono; nós, os usuários. Ele não precisa de nada para Ele, mas precisa para a Sua comunidade (Igreja). Todo dízimo oferecido à comunidade é dízimo oferecido a Deus. O díizimo é uma parcela de nossos ganhos que doamos voluntariamente e de acordo com nossa vontade e nossa capacidade de doação, em agradecimento pelos dons que Deus coloca em nossas vidas. Deus vai receber este dízimo através das obras que os responsáveis pelas paróquias vão fazer utilizando os recursos recebidos.
Caríssimos, não adianta só rezar para que a Igreja faça seu trabalho e torne a vida das pessoas mais feliz e agradável aos olhos de Deus, é preciso a nossa participação direta e voluntária. A manutenção da Igreja, a conta de luz, água, a alimentação do padre, transporte, sua moradia, suas roupas e necessidades pessoais e outras despesas como limpeza ou reformas da igreja para manter em bom estado a casa onde vamos louvar a Deus dependem única e exclusivamente de nossa bondade... Pense nisso!!!
LEITURAS DA SEMANA DE 24 A 30 DE OUTUBRO DE 2016:
2ª Vd - Ef 4,32 - 5,8; Sl 1,1-2.3.4 e 6; Lc 13,10-17
3ª Br - Ef 5,21-33; Sl 127 (128); Lc 13,18-21
4ª Vd - Ef 6,1-9; Sl 144 (145); Lc 13,22-30
5ª Vd - Ef 6,10-20; Sl 143 (144); Lc 13, 31-35
6ª Vm - Ef 2,19-22; Sl 18(19 A); Lc 6,12-19
Sb Vd - Fl 1,18b-26; Sl 41 (42); Lc 14,1.7-11
Dom Vd - 31º DTC - Sb 11,22-12,2; Sl 144/145; 2Ts 1, 11-2,2; Lc 19, 1-10 (A conversão de Zaqueu)
Link das Partituras dos Cantos para o Mês
http://www.diocesedeapucarana.com.br/cantos.php

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Fariseu Sangue Bom...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
A palavra Fariseu quer dizer separado e eu sempre afirmo que, se ele pudesse avançar pela linha do tempo e visitar nossas comunidades, todos iriam gostar pois o Fariseu é um Sangue Bom”, um tipo de cristão que anda ali, no caminho do Justo e é muito difícil pegá-lo em alguma contradição. Trazendo para os nossos tempos poderíamos dizer, é Católico de carteirinha, se puder, vai na missa todos os dias e comunga. Faz longas orações no Santíssimo, reza o terço ou o rosário com frequência, é pessoa íntegra, de reputação e moral inabalável, extremamente simpático com todos e na Pastoral ou Movimento é um Trator para trabalhar. Frequenta Sacramentos com frequência, é batizado, crismado, confessa-se toda semana e enfim...é o tal que, prá ir para o céu, só falta mesmo morrer....Tê-lo em nossa comunidade seria uma honra e ficaríamos envaidecidos pois ele seria uma referência muito positiva de Cristão!
Mas qual é o problema do nosso “amigo”, será que o evangelista São Lucas tinha problema com algum Fariseu e ao escrever o seu evangelho aproveita para lhe dar umas “cutucadas”? Claro que não! Reparem bem na oração que ele faz e já vamos descobrir qual é o problema. Quero prevenir o leitor que o tal de Publicano não passaria no teste de “Bom Cristão”, era um tipão assim de Católico de “Meia Tijela” desses que ás vezes gostamos de dar umas indiretas nos cursos de Noivos ou na Pastoral de Batismo. Pode ser que seja até um desses recasados que não podem receber a Eucaristia e na Missa, não falta quem o olhe de lado...com uma certa desconfiança. Na minha comunidade proibiram um coitado de Segunda União, até de ofertar o Dízimo, porque não era casado na Igreja. Bom, para não esticar muito a prosa, ninguém iria querer um Publicano na comunidade...Pois esse tal tinha todos esses defeitos que comprometiam sua moral e sua relação com a Santa Igreja, mas o danado sabia fazer uma oração coisa mais linda, daquelas que derretem  o coração de Deus lá no céu, porque é extremamente sincera.
O Fariseu, em pé, para não perder a “pose”, arrotava suas vantagens e virtudes diante de Deus, principalmente porque não era como os  “outros”, ladrões, injustos e adúlteros. E ao olhar com o canto dos olhos, viu o Publicano lá no último banco, ajoelhado, cabeça baixa, e não resistiu “Olha Senhor, principalmente esse tipo que está aí atrás e não se enxerga, tendo a ousadia de vir nas celebrações...”.
O Publicano talvez até tivesse o Fariseu como modelo e referência, talvez quisesse ser como ele, Justo e Temente a Deus, fiel á Lei Divina, prestigiado na comunidade pelo seu ótimo exemplo, mas sabia que não conseguiria mudar sua vida, via-se como um Caso perdido, como diziam a seu respeito. Restava-lhe o último banco onde se ajoelhou, tinha vergonha de levantar a cabeça ou rezar alto, atrapalhando a prece piedosa do Fariseu, lá dentro do seu coração cochichava “Tem piedade de mim Senhor, que sou pecador!”. Reparem bem, que nesta curta oração, ele não disse que queria se converter, só clamou por piedade, sentindo-se impotente diante dos seus pecados. Pronto!  É Essa a mais linda oração que Deus escuta na mesma hora pois o seu amor e a sua misericórdia iria alcançar aquele homem e sua Graça Santificante e operante, iria mudar a sua vida, porque ele havia afirmado em sua oração que somente a Graça Divina para ter piedade dele e quem sabe...mudá-lo.
Quanto a oração do Fariseu, o Email voltou... pois de oração pautada pela soberba e arrogância, a Caixa de Correspondência do Céu está abarrotada e volta tudo. Sair justificado do templo, significa que, o Publicano voltou para casa com a certeza de que Deus o ouviu. Já o Fariseu...
José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail  cruzsm@uol.com.br
2. O fariseu e o publicano
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
Jesus conta mais uma parábola, desta vez de dois homens que foram rezar no Templo de Jerusalém. Um se orgulhava de tudo o que fez de bom e de sua superioridade em relação aos ladrões, aos desonestos, aos adúlteros, e em relação ao outro homem, cobrador de impostos, ajoelhado num cantinho, muito consciente de sua miséria, e que rezava batendo no peito pedindo que Deus tivesse piedade dele, um pecador.
Na pequena história Jesus diz que o pecador era um publicano e o que se considerava santo era um fariseu. Os fariseus eram religiosos, os publicanos nem tanto. Eram cobradores de impostos, pouco apreciados pelo povo. Deus gostou da oração humilde do publicano e não gostou do que disse o fariseu, que se acreditava superior aos outros. A prece que atravessou o céu e chegou até Deus foi a prece humilde do publicano.
Deus, que não faz discriminação de pessoas, dá uma atenção especial ao pobre, ao oprimido, ao órfão, à viúva. Ele ouve o desabafo das mágoas e acolhe a oração humilde. Deus está aberto a todos porque todos, independentemente de sua posição social e de seu dinheiro, podem ser humildes. A oração humilde é feita por quem se coloca diante do único Absoluto. Deus é o todo de sua vida e não há nada que se interponha à sua união e ao seu relacionamento. A oração humilde é feita por quem não se vê como sujeito de direitos diante de um Deus que lhe deve alguma coisa por suas boas obras. A oração humilde é a oração de quem sabe que é pecador, pequeno e frágil.
O publicano do Templo, que não tinha nada de que se gloriar, só sabia pedir perdão por ser um pecador. O fariseu, infelizmente, tinha muito de que se gloriar. Sua observância da Lei não era gratuita. A observância dos preceitos da Lei de Moisés era para ele ocasião de glória e de exaltação. A gratuidade desapareceu da sua vida. A Lei, que deveria levá-lo a uma aliança mais intensa com Deus, acabou levando-o a um grande distanciamento. A Lei continua a ensinar, é boa pedagoga, e os ritos que dela decorrem têm sua beleza e serventia prática, mas não foram capazes de justificar o fariseu no íntimo de sua vida. Ele era tão bom ritualmente que Deus tinha obrigação de recompensá-lo. A humildade se manifesta na verdade.
São Paulo sabia que ia morrer e estava consciente de que sua vida tinha sido luta. Muitas vezes ficou sozinho e abandonado, mas nunca abandonado por Deus. Completou a corrida, foi até o fim e guardou a fé. Paulo tinha de que se exaltar, mas compreendeu que acima de tudo estava o conhecimento de Jesus Cristo. Ele sempre teve medo dos observantes que se gloriavam por suas observâncias, comparando-se aos outros. Cada um observe sua própria obra, dizia aos gálatas, e então terá de que se gloriar por si só e não por referência ao outro. Ele mesmo preferia entregar-se humildemente nas mãos de Deus pela fé.
Qual a sensação dos dois orantes ao deixarem o Templo? É uma parábola. Este fato não aconteceu. Aconteceram muitos outros semelhantes na vida real. O fariseu saiu tranquilo. Ele se considerava justo, não tinha o que mudar. O publicano, como Zaqueu, não tinha outro caminho a não ser a conversão.
3. A PIEDADE CORRETA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
A parábola do fariseu e do publicano aponta para dois diferentes tipos de piedade, representando posições extremas. O discípulo do Reino deve decidir-se pela maneira correta de agradar a Deus, evitando os caminhos enganosos.
A piedade farisaica, baseada na prática cotidiana da Lei, em seus mínimos detalhes, tinha seus defeitos: era cheia de orgulho, uma vez que levava a pessoa a olhar com desprezo para os considerados pecadores e incapazes de perfeição; pregava a segregação das outras pessoas, por temor de contaminação.
Os fariseus julgavam-se com direito de exigir de Deus a salvação, em vista dos méritos adquiridos com sua vida piedosa.
A piedade do povo simples e desprezado, como o cobrador de impostos, tem outros fundamentos: a humildade e a consciência das próprias limitações e da necessidade de Deus para salvá-lo, a certeza de que a salvação resulta da misericórdia divina, sem méritos humanos, o espírito solidário com os demais pecadores que esperam a manifestação da bondade de Deus.
A oração do fariseu prepotente e egoísta dificilmente será atendida. É uma oração formal, da boca para fora. Já a oração do publicano é totalmente humilde, porque ele reconhece que sua salvação vem de Deus.
Só a oração sem estardalhaço é ouvida!
Oração
Espírito de humildade na oração, ensina-me a rezar, pondo minha confiança totalmente em Deus, pois só sua misericórdia pode salvar-me.

Recomendamos visitar diariamente o site da PAULINAS no seguinte endereço - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho - para completar o estudo da Palavra de Deus que compõe a Liturgia deste dia. Veja logo abaixo do texto do Evangelho as orientações de como fazer a LEITURA ORANTE, com excelentes reflexões sobre o Evangelho do Dia e como aplicar os ensinamentos de hoje em sua vida. Ideal para Estudos Bíblicos diários.
FONTE:http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d1/
JARDIM DE CAMOCIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário