Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de abril de 2018

MORADORES DO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ COMEMORAM CHEIA DE AÇUDES.

Com a cheia, nesta semana, o São Vicente passou a fazer parte dos 13 açudes a operar com 100% da capacidade

Fonte:DN/Regional

O Açude São Vicente, em Santana do Acaraú, começou a sangrar nesta semana ( Fotos: Marcelino Júnior )
por Marcelino Júnior / Honório Barbosa - Colaboradores
Santana do Acaraú /Iguatu. Foi com alegria, que os moradores da Zona Rural de Santana do Acaraú, no Norte do Ceará, receberam a notícia da sangria do Açude São Vicente, localizado no distrito de Baixa-Fria, a cerca de 12Km da sede do Município. Com a cheia, registrada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nesta semana, o reservatório passou a fazer parte da lista dos 13 açudes monitorados a operar com 100% da capacidade.
Sempre que a chuva que tem banhado a região dá uma trégua, agricultores e pescadores se reúnem, sobre a parede do açude, para lançar as redes, se refrescar na correnteza que desce rumo ao Rio Acaraú, ou apenas apreciar o espetáculo das águas..
arte
Desabrigados
Os municípios de Granja e Chaval, também no Norte do Estado, registraram chuva de mais de 105 mm, no início da semana. O que tem causado transtornos em diversos trechos da zona rural. Estragos também foram observados nas sedes de Guaraciaba do Norte e Forquilha. No caso de Granja, cerca de 15 famílias foram atingidas pela chuva, que caiu forte, na noite de quarta-feira e na madrugada de quinta. Cercados pela água, os moradores de áreas consideradas de risco pela Defesa Civil, abandonaram suas casas, em três bairros da periferia. "Cinco famílias vão usar o aluguel social, até que possam resolver essa questão que, infelizmente tem sido recorrente porque sempre voltam a esses locais de risco. O restante já está abrigado em casa de parentes. Teremos também, nessa sexta-feira, o suporte da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), que já enviou equipes para analisar a situação e tomar as medidas necessárias", garantiu coordenador da Defesa Civil de Granja, Francisco de Aquino.

Precipitações
Desde o início da atual quadra chuvosa, em 1º de fevereiro passado, quase que dobrou o volume médio acumulado nos 155 açudes monitorados pela Cogerh. O índice era de 6,6% e ontem chegou a 11,2%. A tendência é de continuar crescente nas próximas semanas. Ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 125 municípios e as cinco maiores foram acima de 100mm, Itarema (164mm), São Gonçalo do Amarante (150.4mm), Uruoca (127mm), Trairi (106mm) e Crateús (102mm). Para hoje, existe possibilidade de chuva em todas as regiões e, para amanhã, há chance na faixa litorânea e no Centro-Sul cearense.
Essas chuvas decorrem da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), conforme explicou o meteorologista da Funceme, David Ferran. "Essa aproxima vem beneficiando a região Norte. A nossa expectativa é que pelo menos nas próximas 48h volte a chover no Sul do Estado", informou. Nos últimos três dias houve uma redução das chuvas no Sul do Estado. "Essa irregularidade é muito comum no nosso clima", observou.
Em comparação com o início da atual quadra chuvosa, houve aumento significativo na Bacia do Coreaú, que acumulava 49,83% e subiu para 87,37%; assim como a do Acaraú, que estava com 16,20% e chegou a 28,17%. A preocupação mantém-se com a Metropolitana que registrava 14,50% e agora aumentou para 16,54%. O Portal Hidrológico da Cogerh registra que 18 açudes estão com volume acima de 90% e desse total, 13 estão sangrando. 
Enquete
Como se sente com a cheia?
"Cheio de esperança de um inverno com fartura. Há sete anos o Açude não sangrava. Foi um tempo muito difícil para a agricultura e até a sobrevivência dos animais. Não tem imagem mais bonita que essa no Interior"
Narcélio Cristino
Agricultor
"Feliz, porque esse é um inverno abençoado. A região estava precisando dessa chuva toda. A água trouxe de volta a fartura do peixe. Desde o início da semana, eu voltei a pescar. Coisa que não acontecia fazia tempo"
Raimundo das Chagas
Agricultor

Nenhum comentário:

Postar um comentário