Entre 2014 e 2017, o Ceará alcançou coberturas vacinais de 93% da primeira dose e de 61% da segunda dose da vacina.
Fonte:DN/Cidade
A Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra Papiloma Vírus Humano (HPV) e Meningites, do Ministério da Saúde, convoca 10 milhões de adolescentes de todo o Brasil para se vacinarem contra as doenças, a fim de melhorar as coberturas vacinais nos estados. No Ceará, deverão ser vacinados cerca de250 mil meninos e meninas de 9 a 14 anos, com meta de cobertura de 80%. Contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos deverão ser vacinados. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade para meninos e meninas.
A proposta da Secretaria da Saúde do Ceará, através do Núcleo de Imunizações (Nuimu) e Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac), e o Programa Saúde na Escola (PSE) é intensificar as ações de vacinação e atualizar a situação vacinal contra o HPV e meningites em adolescentes nos 184 municípios, no âmbito das unidades de saúde e escolas municipais, resgatando os não vacinados para o alcance da meta vacinal.
Entre 2014 e 2017, o Ceará alcançou coberturas vacinais de 93% da primeira dose e de 61% da segunda dose da vacina contra HPV para meninas. No ano passado, quando a vacinação foi estendida para o sexo masculino, foram vacinados 244.431 meninos e meninas contra HPV. Também em 2017, a vacina Meningocócica C imunizou 123.522 adolescentes de ambos os sexos. A intensificação da vacinação contra o HPV ocorrerá nos meses de março (1ª dose) e setembro (2ª dose). Conforme a situação vacinal encontrada na caderneta de vacinação, a vacina Meningocócica C também será aplicada.
HPV e meningites
O papilomavírus humano (HPV) é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, até 90% das verrugas anogenitais e, ainda, outros tipos de câncer que podem estar associados ao vírus – vagina, vulva, pênis, anus e orofaringe. A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra esses cânceres. Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3%.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. Nos adolescentes, a vacina garante proteção por prolongado período, até a idade adulta, com diminuição das taxas de incidência da doença em condições endêmicas. Assim, a vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário