Powered By Blogger

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

AVIAÇÃO REGIONAL DEVE CRESCER 72% NO ESTADO DO CEARÁ .

A aviação regional no Ceará deverá crescer cerca de 72% em relação ao número de passageiros em 20 anos, segundo relatório do Ministério dos Transportes. De acordo com os dados disponibilizados, em 2017 este número era de 5,9 milhões de pessoas utilizando os terminais de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Jericoacoara, Sobral, Iguatu, Crateús e Aracati. Em 2037, o movimento salta para 10,3 milhões de passageiros nestes sete aeroportos cearenses.
Os números do Ministério dos Transportes faz parte de um estudo sobre as perspectivas para a aviação civil em 20 anos. O documento ressalta a importância dos aeródromos regionais. "Em uma estimativa conservadora, a movimentação dos aeroportos regionais tende a crescer mais que nos aeroportos sistêmicos nos próximos 20 anos: 104% nos regionais e 87% nos sistêmicos, embora estes concentrem 90,7% do movimento de passageiros no País", diz o relatório da Pasta, que indica potencial de desenvolvimento do setor, inclusive no Ceará.

Atualmente, o Estado conta apenas com três aeroportos com operações comerciais. Fortaleza, Juazeiro do Norte e, mais recentemente, Jericoacoara foram a trinca de terminais com movimentos regulares.
Destaques
Um dos destaques citados no relatório está o Aeroporto de Aracati, que ainda não opera voos comerciais. De acordo com o estudo, em 2037, o aeródromo deverá movimentar quase 194 mil passageiros, um crescimento da ordem de 93,6% em relação a 2017. No mesmo caminho do desenvolvimento, está Jericoacoara, que já recebe atualmente 10 voos semanais de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Campinas (Viracopos), Recife e Belo Horizonte (Confins).

Destino turístico em alta, Jeri deverá receber quase 227 mil passageiros daqui a 20 anos, uma alta de 56% em relação ao ano passado, quando foram iniciadas as operações regulares no Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário