Mais de 1.400 pessoas passaram no estande do Hemoce, no Halleluya, durante os cinco dias do evento católico.
Por G1 CE
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/5/Z/gqdIjxRZC1EyAL5V52fQ/doadores-do-hemoal-nao-estao-comparecendo-foto-carla-cleto-8-.jpg)
Hemoce coleta 823 bolsas de sangue no Festival Halleluya (Foto: Sesau/Divulgação)
Durante os cinco dias do Festival Halleluya, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebeu 823 doações de sangue. O festival ocorreu entre os dias 19 e 23 de julho, em Fortaleza, quando mais de 1.400 pessoas passaram pelo estande do Hemoce. As doações ajudam a manter o estoque do Hemoce no período de férias. Ao longo dos 15 anos já foram coletadas mais de 8,9 mil bolsas de sangue.
Mesmo ante a expectativa de alcançar 900 doações de sangue, a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, afirma que o número foi satisfatório e que as doações fortalecem o estoque de sangue do hemocentro.
"A gente só tem a agradecer a cada voluntário que tirou um tempinho para passar no estande do Hemoce e se candidatar à doação. No mês de julho, os números de doações nas unidades de hemoterapia de todo o país costumam ter uma queda por conta das férias escolares, época que muitas pessoas viajam."
O sangue doado no Hemoce atende a pacientes que necessitam de transfusão de sangue em 427 unidades de saúde do Ceará, entre hospitais, policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e clínicas de hemodiálise, suprindo a necessidade de cerca de 8 milhões de pessoas em todo o Estado.
Doação
Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário