Powered By Blogger

terça-feira, 29 de novembro de 2016

PARA CELEBRAR O CURTA-METRAGEM.

Mostra itinerante liga dois estados e três cidades do Nordeste à mais recente produção do audiovisual nacional

FONTE:DN/CADERNO 3
Image-0-Artigo-2166454-1
O filme “O teto sobre nós” (acima) integra a mostra
filme
“Uma fábula para Eldorado”, “Quando é lá fora” e “Retrato de um retalho esquecido” (sequência) também serão exibidos
Mesmo com o último mês do ano se avizinhando, ainda existe tempo para maratonas audiovisuais em solo cearense. Com o fim da temporada de uma boa parte dos festivais de cinema pelo Estado, uma grata oportunidade é conferir as produções que se destacaram durante 2016. Premiados, ou não, esses filmes contemplam toda uma geração de realizadores e investimento na sétima arte.
Rever e até mesmo presenciar uma projeção inédita, são duas opções ao público que participar da "Mostra Nacional de Curtas" e "Mostra Olhar do Ceará". As duas iniciativas atuam em conjunto e a missão é propiciar, através de um contato mais direto com o que de mais recente foi produzido na área do curta-metragem nacional, um espaço de debate e divulgação da cultura cinematográfica.
De 29 de novembro a 20 de dezembro o 26º Cine Ceará atua em conjunto com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e serão exibidos 54 filmes, entre locais e nacionais, totalizando 13 horas de programação. Durante cinco datas, o circuito de exibições engloba os equipamentos CCBNB de Fortaleza Juazeiro do Norte e Sousa, na Paraíba. Todo este acervo integrou a "Mostra Olhar do Ceará e a Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens do Cine Ceará", realizados em junho deste ano em Fortaleza. O acesso é gratuito.
A mostra conta com uma agenda definida, cujo modo de operação visa apresentar uma projeção homogênea. Dividida em cinco programas, um para cada dia, cada um destes programas conta com duas sessões de filmes diferenciados, uma às 14h e outra às 16h. Dessa forma, os mesmos filmes que serão exibidos hoje, também visitam Juazeiro (06/12) e Sousa - PB (13/12). As três cidades recebem a mesma programação.
Ao todo, os curtas agrupam realizadores do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Pernambuco, produzidos nos anos de 2015 e 2016. Quem tem a responsabilidade de abrir a mostra é "O Teto Sobre Nós", de Bruno Carboni, do RS, que ficou com o prêmio de Melhor Curta-Metragem da Mostra Competitiva de 26° Cine Ceará.

Também são destaques durante o projeto no CCBNB as obras "Cinemão", do cearense Mozart Freire, eleito Melhor Curta da Mostra Olhar do Ceará. Vale ressaltar a presença de "Janaína Overdrive" (exibido no segundo programa - dias 30/11, 7/12 e 14/12), também de Mozart Freire, que na última edição do Cine Ceará venceu o Prêmio Olhar Universitário e recentemente levou "Melhor Direção de Arte" no Festival For Rainbow e levou seis prêmios no 15º Festival Noia, entre eles, o de melhor filme.
Premiados
"Fotograma" (exibido no segundo programa), de Luís Henrique Leal e Caio Zatti (PE), foi agraciado no Cine Ceará com o prêmio de Melhor Roteiro de Curta-Metragem da Competitiva de Curtas e venceu o Prêmio Abraccine, conferido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Será exibido no segundo programa).
As três cidades podem conferir outras produções premiadas no Cine Ceará: "Índios no Poder" (exibido no terceiro programa - dias 01/12, 8/12 e 15/12), de Rodrigo Ararejo, eleito Melhor Diretor dentre os participantes da Competitiva de Curtas do Cine Ceará (Será exibido no terceiro dia) e "A Festa e os Cães" (exibido no quarto programa - dias 20/121, 9/12 e 16/12), de Leonardo Mouramateus premiado como Melhor Produção Cearense da Competitiva de Curtas do Cine Ceará (Será exibido no quarto programa)Agora é só anotar na agenda e correr para o cinema.
Mais informações:
Mostra Nacional de Curtas e Olhar do Ceará, de hoje a 20/12, nos CCBNBs de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Souza (PB). Contato:
(85) 3464.3108. Programação em: www.bnb.gov.br/cultura
Programa 1
Sessão 1 - 14h
- O Teto Sobre Nós (2015), de Bruno Carboni.
- Quando é lá fora (2016), de André Pádua e Leonardo Branco;
- Algo mais sobre a fala e o silêncio (2015), de Felipe Camilo;
- Ladainha (2015), de Igor Grazianno.
- Artur (2016), de Daniel Filipe;
- No Questions (2016), de Isabelle Ribeiro.
Sessão 2 - 16h
- Eixo (2016), de Rodrigo do Sossego.
- Cine qua non (2015), de Alex Fedox e Djaci José;
- Corpo estranho (2016), de Grenda Lisley;
- Tirarei as Medidas do seu Caixão (2015), de Diego Camelo;
- Besouro (2015), de Bruno Dourado.
* Sessões nos dias 29/11, 06/12 e 13/12 (Fortaleza, Juazeiro e Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário