Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 30 DE OUTUBRO DE 2016.

 BEATA MARIA RESOLUTA
No dia primeiro de maio de 1894 nasceu Helene, na República Checa. Ainda jovem Helene e sua família mudaram-se para Viena, onde a menina concluiu os estudos e formou-se enfermeira. Apesar da resistência dos pais, Helene queria ser religiosa. Com muito custo entrou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã.
Logo recebeu o apelido carinhoso de "Irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor.
Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Irmã Resoluta se colocou logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que sendo favorável à vida não apoiaria jamais ao nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.
Por isto, quando os nazistas retiravam o Crucifixo também das salas de cirurgias, ela serenamente o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942 e em 30 de março de 1943, foi decapitada.
REFLEXÃO
Antes de ser executada, Maria Resoluta pediu para dizer as suas irmãs: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, Irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, me faça na testa o sinal da cruz". Estes gestos de coragem e de fé fizeram desta mulher um sinal de santidade para a Igreja.
ORAÇÃO
Deus Pai de amor, que escolhes homens e mulheres para manifestar sua glória ao mundo, dai-nos pela intercessão de Santa Maria Resoluta alcançar as graças necessárias para nosso bem viver neste mundo, preparando-nos para alcançar as glórias da vida eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.


30.10.2016
31º DOMINGO DO TEMPO COMUM — ANO C
Verde, Glória, Creio – III Semana do Saltério )
__ "Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido." __
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA LITURGIA DESTE DOMINGO
FEITA PELA NOSSA IRMÃ MARINEVES JESUS DE LIMA
VÍDEO NO YOUTUBE
APRESENTAÇÃO POWERPOINT

NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGELHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Não há nada que sendo criado por Deus, não seja amado e querido por ele. Se isso acontece com todas as coisas, imagine com o ser humano. Deus ama incomensuravelmente o ser humano e quer que todos se salvem; que todos pertençam a ele e sejam, portanto, pessoas de Deus. Por essa razão, seu olhar de misericórdia e compaixão recai sobre os que se desviaram do caminho, os marginalizados, os pecadores, como veremos logo mais na Liturgia da Palavra, sobretudo no evangelho.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, ao Senhor misericordioso e compassivo, que nos criou em seu amor e que nos ama em seu Filho Jesus, elevemos nosso coração em ação de graças, neste dia a Ele dedicado. Foi Deus mesmo, amigo da vida, que nos chamou à vida e hoje nos dá a alegria de louvá-lo, adorá-lo e bendizê- lo. Reconheçamos com alegria as tantas vezes que Ele nos visitou para nos socorrer nos momentos difíceis e para nos oferecer um caminho de salvação. Concluindo este mês missionário, acolhamos do Senhor o chamado sempre constante de irmos anunciar a Boa nova do Evangelho, especialmente em nossa grande cidade.
INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: Todos os homens participam da mesma impotência e são solidários no mesmo estado de ruptura com Deus; não podem salvar-se por sí mesmos, isto é, não podem entrar sozinhos na amizade de Deus. O primeiro ato de verdade que o homem deve fazer é reconhecer-se pecador, impotente para se salvar, e abri-se pois, à ação de Deus.
Sintamos o júbilo real de Deus em nossos corações e cheios dessa alegria divina entoemos alegres cânticos ao Senhor!

Antífona de Entrada
Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s)
Oração do dia
Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Comentário das Leituras: Deus nos ensina a ter um novo olhar: o olhar misericordioso para com o pecador. Ele ama o pecador e não o pecado cometido por ele. Como discípulos e missionários de Cristo, tenhamos ouvidos para a Palavra e disposição para pô-la em prática.
Primeira Leitura (Sabedoria 11,22-12,2)
Leitura do livro da Sabedoria.
11 22 Diante de vós o mundo inteiro é como um nada, que faz pender a balança, ou como uma gota de orvalho, que desce de madrugada sobre a terra.
23 Tendes compaixão de todos, porque vós podeis tudo; e para que se arrependam, fechais os olhos aos pecados dos homens.
24 Porque amais tudo que existe, e não odiais nada do que fizestes, porquanto, se o odiásseis, não o teríeis feito de modo algum.
25 Como poderia subsistir qualquer coisa, se não o tivésseis querido, e conservar a existência, se por vós não tivesse sido chamada?
26 Mas poupais todos os seres, porque todos são vossos, ó Senhor, que amais a vida.
12 1 Vosso espírito incorruptível está em todos.
2 É por isso que castigais com brandura aqueles que caem, e os advertis mostrando-lhes em que pecam, a fim de que rejeitem sua malícia e creiam em vós, Senhor.
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Salmo Responsorial 144/145
Bendirei eternamente vosso nome;
para sempre, ó Senhor, o louvarei!
Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu rei,
e bendizer o vosso nome pelos séculos.
Todos os dias haverei de bendizer-vos,
hei de louvar o vosso nome para sempre.
Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.
Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!
O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz.
ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.
Segunda Leitura (2 Tessalonicenses 1,11-2,2)
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
1 11 Nesta esperança suplicamos incessantemente por vós, para que nosso Deus vos faça dignos da vossa vocação e que leve eficazmente a bom termo todo o vosso zelo pelo bem e a atividade de vossa fé. 12 Para que seja glorificado o nome de nosso Senhor Jesus em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
2 1 No que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos, 2 não vos deixeis facilmente perturbar o espírito e alarmar-vos, nem por alguma pretensa revelação nem por palavra ou carta tidas como procedentes de nós e que vos afirmassem estar iminente o dia do Senhor
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus o mundo tanto amou, que seu Filho entregou! Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida! (Jo 3,16)

EVANGELHO Lucas 19,1-10
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
19 1 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.
3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.
4 Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.
5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.
6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.
7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...
8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
HOMILIA - CREIO - PRECES
(Ver abaixo ao final desta liturgia 3 sugestões de Homilia para este domingo)
Sobre as Oferendas
Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Sl 15,11)
Depois da Comunhão
Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.
FORMAÇÃO LITÚRGICA
“Creia que o melhor de Deus na sua vida ainda está por vir!”
ACOLHER JESUS NA PRÓPRIA VIDA
[...] Agora, durante a leitura do Evangelho ficamos invejando a sorte de Zaqueu, quando Jesus, levantando os olhos, viu Zaqueu, contemplando sua passagem. Eu vi vossos suspiros! Vós gostaríeis de ter sido Zaqueu e receber o Cristo! Em vossos corações suspiráveis: Feliz Zaqueu! O Senhor entrou em sua casa! Que felicidade! Se isso acontecesse conosco! Mas agora Cristo está no céu! Ó Cristo, anunciai-nos ainda vosso Evangelho e que uma palavra da vossa lei nos traga essa felicidade!
Aprende, meu irmão, que tu podes, hoje, gozar da presença do Cristo. Ouve o que Ele dirá no dia do julgamento: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25). Cada um de vós espera possuir o Cristo, quando estiver no céu. Prestai atenção: ele morre sobre as calçadas. Prestai atenção: ele tem fome! Prestai atenção: ele morre de frio. Prestai atenção: ele carece de tudo, ele é estrangeiro e não tem onde morar. Fazei o que costumais fazer. Fazei mais que o normal. A doutrina cresce em vós. Cresçam também vossas boas obras.
Santo Agostinho,
Sermão 25
Qual é a atitude do verdadeiro cristão?
Sejamos nós o coração e os braços de Jesus...
Acessem a página de nosso blog para uma pequena reflexão sobre este assunto:
http://salverainha.blogspot.com.br/2013/07/a-atitude-do-cristao.html
Deus recebe o dízimo que oferecemos a Ele?
Sim, Deus recebe o dízimo através da comunidade. Tudo pertence a Ele. Ele é o dono; nós, os usuários. Ele não precisa de nada para Ele, mas precisa para a Sua comunidade (Igreja). Todo dízimo oferecido à comunidade é dízimo oferecido a Deus. O díizimo é uma parcela de nossos ganhos que doamos voluntariamente e de acordo com nossa vontade e nossa capacidade de doação, em agradecimento pelos dons que Deus coloca em nossas vidas. Deus vai receber este dízimo através das obras que os responsáveis pelas paróquias vão fazer utilizando os recursos recebidos.
Caríssimos, não adianta só rezar para que a Igreja faça seu trabalho e torne a vida das pessoas mais feliz e agradável aos olhos de Deus, é preciso a nossa participação direta e voluntária. A manutenção da Igreja, a conta de luz, água, a alimentação do padre, transporte, sua moradia, suas roupas e necessidades pessoais e outras despesas como limpeza ou reformas da igreja para manter em bom estado a casa onde vamos louvar a Deus dependem única e exclusivamente de nossa bondade... Pense nisso!!!
LEITURAS DA SEMANA DE 24 A 30 DE OUTUBRO DE 2016:
2ª Vd - Fl 2,1-4; Sl 130(131); Lc 14,12-14
3ª Vd - FL 2,5-11; SL 21 (22; LC 14, 15-24
4ª Rx - Sb 3,1-9; Sl 26 (27); Rm 8,14-23; Lc 12,35-40
5ª Vd - Fl 3,3-8a; Sl 104 (105); Lc 15,1-10
6ª Br - Fl 3,17 - 4,1; Sl 121 (122); Lc 16,1-8
Sb Vd - Fl 4,10-19; Sl 111 (112; Lc 16,9-15
Dom Vd - TODOS OS SANTOS - Ap 7,2-4.9-14; Sl 22/23; 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a (Bem-Aventuranças)
Link das Partituras dos Cantos para o Mês
http://www.diocesedeapucarana.com.br/cantos.php

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Como Zaqueu...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Há um verbo interessante nessa narrativa do evangelista São Lucas, carregado de sentido teológico: Zaqueu subiu em uma árvore, para poder ver Jesus. Como se tivéssemos em baixo de nós um grande espelho, esse ato na verdade é invertido, e quando, como Zaqueu, subimos, na verdade descemos.
Na História da Salvação, desde o antigo Testamento até o tempo da Plenitude em Jesus Cristo, as muitas “subidas” significam a “Ascese espiritual” onde, referências geográficas como montes e montanhas, e nomes de forte simbolismo como Sinai e Horeb, entre outros,  apontam para esse Ver, conhecer e experimentar a Deus, que se revela aos homens. Essa teologia rica em sinais Teofánicos, continua com maior intensidade no Novo Testamento, no Sermão da Montanha, Tabor, Getsêmani e por fim o Monte Gólgota ou Calvário.
Entre os Salmos, formas da devoção popular para expressar seus pedidos, desejos, angústias e alegrias, temos o Salmo das Subidas, que se refere a peregrinação do Povo Judeu ao templo, lugar do encontro e da experiência com o Deus da Aliança, e nos anos 60 lembro-me de um canto de entrada que lembrava essa ascese “Com a Igreja subiremos, no altar do Senhor....” .É preciso subir, elevar-se, quem quiser ver, ouvir e experimentar a Jesus, terá de subir, Como Pedro Thiago e João que  viram a transfiguração do Senhor no alto do Monte Tabor, mas esse SUBIR supõe um DESCER.
Zaqueu , antes de subir naquela árvore, teve de descer de si mesmo, do seu posto de chefe dos cobradores de impostos, do seu Status de pessoa importante, se sua posição social, por que e para que? Porque tinha ouvido falar de Jesus e queria conhecê-lo, mas havia duas coisas que o atrapalhavam nesse seu desejo, de um lado a multidão que se aglomerava em torno de Jesus e o ocultavam dos demais, e de outro,  uma deficiência física: era baixinho, mas o maior empecilho estava no fato de que era “alto” em poder, em riqueza e importância social, o que Zaqueu tinha de baixa estatura, tinha de grandeza na sociedade, era muito rico, nos lembra o Evangelista....Rico não precisa subir em árvores para ver uma celebridade, possivelmente estará junto com a celebridade no palco ou palanque montado. Rico não precisa espremer-se em meio a multidão, pois tem os melhores lugares reservado junto com a sua comitiva.
Mas o coração de Zaqueu andava inquieto há muito tempo, não foi coisa de momento pois esse pensamento vinha sendo gestado em seu coração, exatamente como Maria, que antes de acolher Jesus em seu ventre, já o tinha acolhido em seu coração.
E como o coração tem razões, que a própria razão desconhece, naquele momento Zaqueu esqueceu do seu cargo, da sua posição, da sua importância, do decoro que deve pautar as ações de alguém que ocupa um cargo importante e subiu na figueira para ver Jesus passar e assim, acabou sendo encontrado por Jesus. Quando desejamos vê-lo Ele já nos encontrou, o Deus Poderoso e Onipotente, não entra em nossa vida sem o nosso consentimento, não força, não exige, mas chama e propõe.
Por isso que a vida de Zaqueu mudou naquele dia, antes de acolhê-lo em sua casa já o tinha acolhido em seu coração e daí a Salvação aconteceu. “Hoje a Salvação entrou nessa casa, isso é, no coração e na vida de Zaqueu. Quem conhece e experimenta Jesus movido por um desejo profundo, não conseguirá mais ser o mesmo, a vida é transformada e renovada, a conversão de Zaqueu e o seu desejo sincero de devolver ao próximo o que havia fraudado, é apenas conseqüência da sua adesão a Jesus o Filho de Deus, adesão que vem do kerígma provocado pelo primeiro anúncio, e que só é possível quando, a exemplo do nosso Mestre e Senhor, também tenhamos a humildade de descer de nós mesmos, para poder com Ele subir, COMO ZAQUEU...
José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail  cruzsm@uol.com.br
2. Um homem chamado Zaqueu
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
Impostos são sempre pesados e quem os cobra é malvisto.
No tempo de Jesus o cobrador de imposto era classificado na categoria dos pecadores. Ele cobrava para os romanos, estrangeiros pagãos que dominavam a Terra Santa, e se enriquecia pela porcentagem que lhe era dada ou pelo que desviava. Os cobradores de impostos eram chamados de publicanos.
Numa passagem de Jesus por Jericó, um oásis ao norte do Mar Morto, com muitas tamareiras e outros tipos de árvores, Jesus teve um encontro com um desses ricos cobradores de impostos. Seu nome era Zaqueu. O encontro se deu em duas direções. Zaqueu queria ver quem era Jesus, e Jesus quis ver Zaqueu e hospedar-se em sua casa. A vida de Zaqueu encheu-se de luz e de alegria diante da gentileza de Jesus. Hospedando-se na casa de Zaqueu, ele valorizou a pessoa, olhando-a sem rótulos de pecador e publicano. “O Senhor ama tudo o que existe e nada despreza. Ele fecha os olhos aos pecados dos homens para que se arrependam.” Jesus se aproxima do pecador com jeito e com carinho.
A resposta de Zaqueu não podia ser diferente. Valorizado por Jesus, ele decide mudar de vida, sair da desonestidade e da corrupção, colocar a justiça no seu relacionamento com os outros. Ele se dispôs a devolver quatro vezes mais o que tirou desonestamente dos outros. Zaqueu, rico corrupto, encontrou em seu caminho o bom Mestre da Galileia. Tomou a iniciativa de querer ver quem era Jesus e para isso subiu numa árvore. Dele era a curiosidade, da graça de Deus foi o impulso.
A presença silenciosa e gratuita é sempre um bom caminho de evangelização. O “venham e vejam” de Jesus aos primeiros discípulos continua válido nos nossos dias. É preciso, porém, estar atento às insídias do demônio que tudo penetra, até as nossas boas intenções e nossos gestos evangelizadores. Se nos aproximamos dos ladrões, não é para nos tornarmos um deles.
O continente latino-americano foi e continua sendo uma terra de injustiças e desigualdades, e é um continente cristão. Cristãos que defraudam seus irmãos não são dignos de sua vocação. Já se trabalhou muito para que a fé, ativa na caridade, se mostrasse em ações concretas pela justiça social em vista da paz. Onde não há justiça nos assuntos econômicos e políticos, na administração dos bens, no uso do dinheiro, grassa a corrupção e invertem-se os valores.
Ao longo do caminho de Jesus, nós nos encontramos com frequência com publicanos e samaritanos que procuram Jesus, e dão novo rumo à sua vida. Fariseus, escribas, saduceus, cada um no que lhe é próprio, têm em comum o estarem certos. Neles não há o que mudar. E nisso eles nos ensinam que não bastam as observâncias externas de leis e ritos. Já ouvimos o que foi dito aos antigos. Jesus, porém, nos diz que é preciso avançar para águas mais profundas.
3. A BUSCA DOS DESGARRADOS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
A missão de Jesus consistiu em buscar os filhos de Deus desgarrados pelo egoísmo e pelo pecado. Missão de reconduzir os filhos ao Pai, reuni-los pelos vínculos do amor e do afeto. Missão de reconciliar quem rompeu com o Pai, afastando-se da casa paterna.
Daqui se entende o interesse e o carinho de Jesus para com os pecadores, os marginalizados por um sistema religioso cruel, vítimas de um juízo inclemente. Sua ação orienta-se numa direção contrária a estes esquemas. Ele vai "buscar e salvar quem estava perdido". É o bom pastor, preocupado com a sorte de cada uma das ovelhas, especialmente as que vagam, longe do rebanho.
Esta preocupação de Jesus era motivo de escândalo para os legalistas, empenhados na observância cega de certas normas. Por isso, a alegria de Zaqueu e os claros sinais de sua conversão contrastam as críticas dos que julgavam inconveniente ter Jesus ido hospedar-se na casa de um pecador.
Zaqueu, homem rico e fraudulento, funcionário dos dominadores romanos, insensível em relação aos pobres, fechado em seu egoísmo, estava na mira de Jesus. Para sua surpresa, o Mestre mandou-o descer da árvore e comunicou-lhe que iria hospedar-se em sua casa.
O desejo que Zaqueu tinha de ver Jesus era um bom sinal. Jesus soube aproveitá-lo, e conquistou-o para o Reino.
Oração
Espírito que reconduz os pecadores, leva-me para junto de Jesus, e ajuda-me a ensinar aos pecadores o caminho que conduz a ele.

Recomendamos visitar diariamente o site da PAULINAS no seguinte endereço - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho - para completar o estudo da Palavra de Deus que compõe a Liturgia deste dia. Veja logo abaixo do texto do Evangelho as orientações de como fazer a LEITURA ORANTE, com excelentes reflexões sobre o Evangelho do Dia e como aplicar os ensinamentos de hoje em sua vida. Ideal para Estudos Bíblicos diários.
Fonte:NPD BRASIL/JARDIM DE CAMOCIM
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d8

Nenhum comentário:

Postar um comentário