Powered By Blogger

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O GOVERNADOR DO CEARÁ ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 27 MILHÕES PARA REFORMAS DE ESCOLAS NO CEARÁ.

Os recursos serão aplicados, por exemplo, na requalificação de espaços como salas e banheiros e na reforma elétrica dos prédios

Fonte:DN/Cidade
escola estadual
O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana durante bate-papo com a população em sua página oficial no Facebook ( Foto: Fabiane de Paula )
Investimento da ordem de R$ 27 milhões será direcionado para reformas de escolas públicas da rede estadual neste 2018. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana durante bate-papo com a população em sua página oficial no Facebook, nesta terça-feira (23).
“Isso tem sido uma demanda, apesar de o Ceará ter construído novas escolas e ter cerca de outras 80 obras (de unidades de ensino) em andamento”, afirmou Camilo Santana. Os recursos serão aplicados, por exemplo, na requalificação de espaços como salas e banheiros e na reforma elétrica dos prédios.
Também no campo da Educação, o governador informou que, com investimento da ordem de R$ 40 milhões, por meio do Ministério da Educação, mais 40 escolas passarão a funcionar em sistema de Tempo Integral. Com as novas unidades, somadas às 117 Escolas Profissionalizantes de Tempo Integral que atualmente funcionam no Estado, o Ceará chegará às 228 escolas com o regime.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

SEMA PASSA A REALIZAR PERÍCIA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.

Primeira ação ocorreu na Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), como coordenadora do Comitê Previna (Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais), realizou dos dias 15 a 18 de janeiro a perícia dos incêndios florestais ocorridos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu. A investigação foi coordenada pelo articulador das unidades de conservação, Leonardo Borralho e por João Rafael Muniz, ambos da Coordenadoria de Biodiversidade e contou com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Sobral. .
Entre os objetivos da perícia está o cálculo da área atingida pelos incêndios e a indicação do local de origem dos mesmos para que os danos causados ao meio ambiente por meio dessa prática sejam responsabilizados, tanto na esfera administrativa quanto criminalmente. O próximo passo dos peritos da Sema é elaborar os laudos periciais de investigação de incêndios florestais para encaminhamento à Semace e ao Ibama para a lavratura dos autos de infração, ainda enviar o relatório com diversas infrações encontradas. Além da perícia, a ação do BPMA em Ipu rendeu apreensão de pássaros silvestres criados irregularmente em cativeiro e prisão por porte de arma e apetrechos de caça em unidade de conservação.

TARIFA DE ÁGUA E ESGOTO SOFRE REAJUSTE DE 5,7% NO CEARÁ.


O implemento é necessário para que a Cagece alcance a tarifa média autorizada pelas agências reguladoras
A partir desta segunda-feira, 22 de janeiro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aplicará aumento de 5,7% às tarifas de água e esgoto. O percentual tem como objetivo chegar à tarifa média de R$ 3,55 autorizada pelas agências reguladoras no estado em maio do ano passado. O percentual será aplicado de forma linear, em todas as categorias de consumo. Conforme o órgão, o implemento também é necessário para viabilizar o equilíbrio financeiro em tempos de seca.
Em maio de 2017, a Cagece foi autorizada pelas agências reguladoras – Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) e pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) – a praticar uma tarifa média de R$ 3,55. À época, como forma de amenizar o impacto financeiro no orçamento do cidadão, a companhia aplicou a revisão tarifária de forma parcelada. Porém, o percentual aplicado não atingiu o valor médio autorizado. A tarifa média da Cagece, conforme números auditados de setembro e que serviram de base para o incremento, é de R$3,36. 

DESTINAÇÃO PARA OS VALORES ARRECADADOS É FLEXÍVEL.

Quase R$ 1 bilhão foi acumulado nos últimos cinco anos. Crescimento é de 180% comparando 2013 com 2017

FONTE:CIDADE

O Código Brasileiro de Trânsito determina que o arrecadado seja investido na área
Clique para ampliar
Existem reações quase universais, expressadas por condutores que se deparam com um aviso de multa. Franzir o semblante, fechar os olhos junto com o movimento de negação com a cabeça, prender o xingamento na garganta. Certo ou errado, ciente ou não da infração, é comum que motoristas não fiquem satisfeitos com o prejuízo financeiro. Entretanto, existe um questionamento, não respondido nas correspondências e desconhecido por uma parcela significativa da população. Afinal, para onde vai o dinheiro destinado ao pagamento de multas?
Conforme assegura o artigo 320 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o dinheiro arrecadado com a quitação de dívidas relacionadas às multas de trânsito deve ser usado exclusivamente para sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação no trânsito. Além disso, os órgãos de trânsito têm a obrigação de destinar 5% de todo o quantitativo captado para a conta do Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset), de acordo com parágrafo 1º do art. 320 da Lei Nº 9.503, que tem por finalidade custear as despesas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), relativas à operacionalização da segurança e educação de trânsito.

A CONTA DE LUZ ATÉ R$ 40 VIRÁ ZERADA E FICA PARA O MÊS SEGUINTE.

A Enel diz que dá mais comodidade ao cliente para que ele realize um só pagamento com a fatura acumulada

 por Murilo Viana Filho - Repórter
Conta
Consumidores cearenses estão sendo surpreendidos com o recebimento de faturas zeradas de energia, mas isso se deve a uma mudança implementada pela Enel, distribuidora de energia do Estado, a antiga Coelce. A empresa fixou, desde o fim de dezembro de 2017, o valor mínimo da conta de luz em R$ 40,00. Isso significa que se o consumidor não atingir pelo menos essa quantia na fatura de energia em um determinado mês, a conta virá sem nenhum valor (R$ 0), e o preço que seria pago nesse momento é somado ao da conta do mês seguinte.
De acordo com informação da concessionária, a mudança irá atingir 750 mil clientes no Estado, sendo 250 mil na Capital cearense. A quantidade de consumidores afetados representa cerca de 18,8% do total de clientes da Enel no Estado. Durante o ano passado, segundo a Enel, o valor mínimo para cada fatura foi de R$ 25,00. Ou seja, está percebendo a novidade quem atinge um valor médio nas contas de energia a partir de R$ 25,00 até menos de R$ 40,00.
Com a modificação na forma de quitar o débito, a empresa argumenta, por meio de sua assessoria de imprensa, "que está dando mais comodidade ao cliente, fazendo com que ele realize um só pagamento a cada dois meses, com a fatura acumulada". A Enel ainda acrescenta que a "ação está de acordo com a legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em vigor", reforça.
Sem valor adicional

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A SANTA PALAVRA DE DEUS DESTE SÁBADO.

— SÃO SEBASTIÃO
Sebastião nasceu na França, mas foi educado em Milão, na Itália. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde, tomou a decisão de tornar-se militar nas tropas romanas, sendo um dos oficiais prediletos de Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e protetor ativo dos cristãos.
Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo, inclusive o governador de Roma e seu filho. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado e teve que comparecer ante ao imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento.
Levado à presença de Diocleciano, Sebastião não negou sua fé. O imperador lhe deu ainda uma chance para que escolhesse entre sua fé em Cristo e o seu posto no exército romano. Ele não titubeou, ficou mesmo com Cristo. A sentença foi imediata: deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas.
Sebastião foi dado como morto e ali mesmo abandonado. Entretanto, quando uma senhora cristã foi até o local à noite, pretendendo dar-lhe um túmulo digno encontrou-o vivo! Levou-o para casa e tratou de suas feridas até vê-lo curado.
Depois de curado, ele apresentou-se ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo e irado com tamanha ousadia, o sanguinário Diocleciano o entregou à guarda pretoriana após condená-lo, desta vez, ao martírio no circo. Sebastião foi executado então com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288.
REFLEXÃO
Sebastião é o protetor da humanidade, contra a fome, a peste e a guerra. No Brasil a devoção a São Sebastião é muito grande, sendo que muitas cidades e paróquias são colocadas sobre a proteção deste grande soldado de Cristo. Ele é o patrono da cidade do Rio de Janeiro.
ORAÇÃO
Ó Deus, dá-me espírito de fortaleza, para que, sustentado pelo exemplo de São Sebastião, possa obedecer mais a Ti do que aos homens. Dá-me, também, a graça de imitar sua constância na fé. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Extraído do site http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/ - Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

ESPECIALISTAS DA FIOCRUZ EXPLICAM VACINA DA FEBRE AMARELA E CIRCULAÇÃO DO VÍRUS.

  • Rio de Janeiro
Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil
Diante do avanço da febre amarela no país, com aumento do número de casos confirmados e de mortes, a preocupação com a doença tem aumentado e levado a uma corrida pela vacinaem alguns estados. A situação levou inclusive o governo a fracionar a vacina contra a febre amarela em algumas regiões e antecipar a campanha de imunização de 19 de fevereiro para 25 de janeiro nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ouvidos pela Agência Brasil explicam as mudanças no protocolo de vacinação contra a doença e como ocorre a circulação do vírus no país:
Prazo da vacina
O assessor científico sênior de Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-manguinhos)/Fiocruz, Akira Homma, destaca que em 2013 a Organização Mundial de Saúde (OMS) mudou a recomendação de tomar a vacina da febre amarela a cada dez anos para uma única dose na vida. A decisão foi anunciada após uma reunião do grupo específico de vacinas da organização.
“Analisando os dados de duração de imunidade que dispunham de todo o mundo, especialmente na África, chegaram à conclusão que uma dose é o suficiente para imunizar a pessoa para a vida inteira. E essa recomendação também foi endossada pela OMS e pela Organização Pan-Americana de Saúde [Opas]. Depois, o Ministério da Saúde também adotou esse critério. É resultado de uma análise e inúmeros estudos no mundo que mostram que uma dose é o suficiente para a vida inteira”, explicou.
Cerca de 3,5 milhões de doses de vacina contra a febre amarela foram enviadas ao Brasil pelo Grupo de Coordenação Internacional para Fornecimento de Vacinas
De acordo com a Fiocruz, estudos comprovam a eficácia da dose fracionada da vacina OMS/ONU/Divulgação 
Na época da decisão, segundo Homma, também havia um desabastecimento da vacina contra a febre amarela no continente africano, como ocorre atualmente em algumas regiões do Brasil. “Então, em vez de imunizar uma pessoa três ou quatro vezes, o grupo [da OMS] decidiu que era melhor imunizar a população inteira uma vez. Agora vem aparecendo a mesma situação aqui no Brasil, então o ministério [da Saúde] resolveu seguir essa recomendação da OMS”.
Após a determinação, a Fiocruz iniciou estudos clínicos para confirmar a imunização plena contra febre amarela com apenas uma dose integral da vacina. Os resultados, no entanto, devem ser conhecidos a partir de 2020.
Fracionamento
Quanto ao fracionamento das doses da vacina contra a febre amarela – medida adotada por estados como São Paulo e Rio Janeiro para ampliar a imunização –, o cientista explica a medida é emergencial, tomada quando é necessário vacinar uma população grande em um curto espaço de tempo. No caso do Brasil, o uso da dose fracionada foi decidido diante da expansão de novas áreas de risco da febre amarela nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
“É uma área que tem 20 milhões de habitantes e é preciso vacinar todo mundo num prazo muito curto”, avalia.

MAIS DE 70 CIDADES DO CEARÁ REGISTRAM CHUVAS; MORADA NOVA TEM MAIOR VOLUME.

Previsão para o fim de semana é de possíveis chuvas na região Jaguaribana, no Litoral e Sul do Estado

Fonte:DN/Regional/JC
chuvas
A previsão para este sábado (20) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na região Jaguaribana, na faixa litorânea e no Sul do estado
Esta sexta-feira (19) amanheceu chuvosa em vários municípios do Ceará, a exemplo do que tem acontecido ao longo desta semana. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 8h30, precipitações foram registradas em mais de 70 cidades do Estado, incluindo Fortaleza, RMF e Interior, principalmente na região Jaguaribana.
A maior precipitação do Estado aconteceu em Morada Nova, onde o posto do Açude Cipoaba registrou 69 mm, informou a Funceme. Outros municípios que contaram com chuvas significativas foram: Coreaú (61 mm), Quixadá (37.8 mm), Barroquinha (35.4 mm) e Paracuru (35.3 mm).
Em Fortaleza, a chuva da manhã desta sexta-feira foi rápida e leve, já que a maior precipitação registrada foi de 11.2 mm, no posto de Messejana. Nesta quinta-feira (18), a Capital chegou a registrar 57.6 mm, naquela que foi a maior chuva desde novembro do ano passado, segundo a Funceme. Na ocasião, vários pontos de alagamento foram registrados na cidade.
Previsão para o fim de semana

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE TEM AUMENTO DE 1,34% EM PASSAGEIROS EM, 2017.


por 

Além do aumento de passageiros, o terminal cresceu no transporte de cargas. (Foto: Elizangela Santos)
Juazeiro do Norte. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou, nesta quarta-feira (17), que movimentação de passageiros no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, subiu de 534,7 mil, em 2016, para 541,89 mil, ano passado. Isso mostra um aumento de 1,34% nos embarques e desembarques. Além disso, no porão das aeronaves, foi movimentada 1,6 tonelada de cargas em 2017, um crescimento de 62% em relação à registrada em 2016, de 994,3 kg.
Os números indicam um aumento na taxa de ocupação dos aviões, já que a média diária de movimentação de aeronaves comerciais caiu de 22, em 2016, para 16, no ano passado. Para o superintendente do terminal, Rodrigo Siebra, isso demonstra o potencial da região do Cariri. “Aqui tem polo de educação bem forte e de negócios. Empresários vêm e vão. Além, claro, do turismo religioso”, acredita.
O equipamento apresenta este crescimento pelo quarto ano seguido, “mesmo com o cenário econômico um pouco adverso. A gente não foi tão impactado”, pontua Rodrigo Siebra. A expectativa é que, em 2018, os números sejam ainda melhores, porque deve haver a troca de aviões por algumas empresas, ofertando um número maior de acentos. Por outro lado, a quantidade de voos diários não deve aumentar como neste mês de janeiro, que opera com quatro movimentações a mais, graças ao período de férias.

CEARÁ RECEBE INVESTIMENTO DE R$ 40 MI PARA A EDUCAÇÃO.


Por destaque em programa nacional, Estado receberá mais investimentos

Camilo Santana esteve ao lado do presidente Michel Temer. (Foto: Beto Barata/PR)
Os resultados positivos do Ceará na Educação foram destaque nacional, nesta quarta-feira (17), durante a cerimônia de liberação de recursos para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, realizada em Brasília. Pelo segundo ano consecutivo, o Estado esteve à frente em números de implantação do programa e será o que mais receberá novas unidades contempladas com o sistema. Com investimento em torno de R$ 40 milhões, por meio do Ministério da Educação, o Governo do Ceará criará mais 40 novas escolas regulares em tempo integral ao longo de 2018.